jueves, 16 de febrero de 2012

Concordam as Sagradas Escrituras e as Ciências

Curso de Formaçao Avançada   
Aporte Livre ao conhecimento sobre as
Escrituras Hebraicas
Conhecimento básico para o Ministro de Culto

Se tem duvidas pergunte a : “ N-Ben Yohanán “
“SHEMA ISRAEL :  ADONAI ELOHEINU ADONAI EJAD “
Ouve Israel : O Eterno nosso  Elohim é UM...

MODULO I
TEMA 2º  DO CAPITULO II

Hoje vamos falar sobre :

CONCORDAM AS ESCRITURAS SAGRADAS E A CIÊNCIA

1. Costuma-se dizer que “um pequeno conhecimento é perigoso. Isso pode ser verdade no campo de ciência, com disse Sir Francis Bacon, um dos fundadores da ciência natural.

É uma verdade assentada e uma conclusão da experiência, que um conhecimento pequeno ou superficial da filosofia pode inclinar a mente humana ao ateísmo, mas uma penetração maior nela traz a mente de volta às verdades. Advancement of Learning  livro 1 p. 4 vol. 30 Great Books of the Western World (Encyclopedia Britânia Inc. Chicago , 1955).

Afirmam alguns que as Escrituras Sagradas e a ciência são antagônicas, e que entre os fatos da ciência e as declarações da Santa Escritura há um conflito inconciliável. Tais críticos das Escrituras Hebraicas simplesmente confirmam a verdade da máxima anterior, que um pequeno conhecimento é perigoso, pois, por mais que possam conhecer da ciência real, é evidente que possuem apenas pequeno conhecimento do Livro dos livros.

2. Os homens realmente grandes reconhecem prontamente suas limitações. Sir Isaac Newtom, descobridor da lei da gravidade é um dos maiores gênio da ciência em todos os tempos, tinha um opinião muito humilde de suas consecuções  científicas. Percebemos quão insignificante é sabedoria do homem em comparação com sabedoria do infinito, declarou:
Parece que tenho sido apenas um menino brincando na praia e me divertindo com achar, de vez em quando, um seixo mais liso ou uma concha mais bonita do que o comum enquanto o grande oceano da verdade já totalmente encoberto diante mim! - Citado por Sir David Brewster,  Memoirs of Newtom.  Vol.2 p. 407 (T. Constable and co, Edinburgo, Scot 1855

3. Nestas nobres palavras Sir Isaac Newtom estabelece um precedente digno de que todos sigam. Ele viu “um grande oceano de verdade”, não só em natureza, mas também nas Escrituras. Ele foi um estudioso deligente da Palavra do Eterno e escreveu diversos volumes acerca da profecia escrituristicas. Em todas as suas pesquisas não achou discrepância entre os fatos da ciência e as palavras da Inspiração, pois uma verdade é coerente com todas as outras verdades.
4. São espantosas as concepções errôneas que existem na mente de muitos dos detratores das Escrituras. Ou tem familiaridade da palavra de Hashem ou julgam as Escrituras pelos pronunciamentos dos inimigos declarados desta.

Tal proceder é manifestamente desonesto. Caso alguém estivesse buscando informações acurados e imparciais acerca de nós pessoalmente, não recorreria em busca de tais informações aos nossos inimigos declarados. Nossos adversários tendem e exagerar nossas faltas e minimizar nossas virtudes.
Se todas as idéias as citações errôneas acerca das Sagradas Escrituras fossem reunidas formariam uma vasta bibliotéca, mas o seu conteúdo seria a própria antítese do Livro Sagrado. Ao examinarmos nós mesmos as Escrituras, descobrimos que não só se harmonizam com toda a ciência genuína mas muitas vezes têm antecipado descobertas cientificas por milênios

As Escrituras Hebraicas à Frente da Ciência

5. Certa ocasião, enquanto um conferencista se dirigia a um grande auditório, um homem levantou-se e declarou que conhecia uma passagem do Livro Sagrado que dizia ser a Terra plana. O cético não foi capaz de indicar o lugar exato em que tal declaração se pudesse encontrar, mas prometeu apresentar a informação na semana seguinte. Entretanto, apareceu como prometerá.

Pensa-se, geralmente que Colombo (1451-1506) foi dos primeiros a estabelecer o fato da esfericidade da Terra em base científica. Contudo, mais de vinte séculos antes do nascimento de Colombo, o profeta Isaías chama-nos a atenção para esse fato, ao declarar acerca do Criador.
Ele é o que está assentado sobre a redondeza da Terra. Isaías 40:22 (ARA).

Os habitantes do mundo, em sua maior parte, esperam vinte e cinco séculos para que o homem demonstrasse aquilo que as Escrituras Sagradas já havia declarado há dois e quinhentos anos. Embora nãos seja em primeiro lugar um livro científico, vemos que as Escrituras estao a frente da ciência.

A Lei da Gravidade

6. Sem dúvidas o leitor esta a par das circunstâncias que levaram a Isaac Newton (1622-1727) à descoberta da Lei da Gravidade, que fez época. Tem-se dito que um dia, enquanto repousava à sombra de macieira, ele viu cair no chão uma maçã. Isto o fez pensar. Em seu esforço para descobrir a razão pelo qual os objetos caem em direção à terra, foi levado a investigação as forças e as energias da Natureza. Em resultado da sua deligente e laboriosa pesquisa o grande matemático e físico sensibilizou o mundo científico ao declarar que todos os corpos celestes são guiados em seu curso pela lei da atração ou da gravidade.

7. Era crença geral durante séculos, que uma força misteriosa  mas invisível sustentava o Sol e o planetas no espaço.
Alguns mestres antigos supunham que a Terra fosse sustentada por um gigantesco elefante, ou estivesse apoiada nos ombros de atlas que, se firmava nas costas de uma tartaruga. A descoberta da lei da gravidade pôs fim a todos esses absurdos. Contudo, 30 séculos antes de advento de Newtom, as Escrituras registram o princípio da gravitação no livro de jó, que se crê seja da autoria de Moisés.
·      O norte estende sobre o vazio, e suspende a Terra sobre o nada. Jó 26:7 (ARA). Desde a descoberta da lei da atração, é universalmente reconhecido que a Terra e todos os corpos celestes, quando em movimento, estão suspensos no espaços sem qualquer suporte visível ou, na expressão exatíssima das Escrituras, “ sobre o nada”. Assim temos ilustrado mais uma vez esta verdade, que a Bíblia se antecipa de séculos a muitas descobertas científicas modernas.

8. No ano de 1643 E. Terriclli inventou o barômetro - um instrumento delicado que demonstra a variação da pressão atmosférica. O invento baseia-se na descoberta moderna de que o ar tem peso. Sabe-se que um metro cúbico de ar ao nível do mar pesa aproximadamente um quilo, e que a massa de atmosfera ao redor do globo pesa mais de cinco quatrilhões de toneladas. Para sermos o peso de ar é de 5.287.350.000.000.000., de toneladas, número que ultrapassa a capacidade da mente humana compreender ou imaginar. Todavía, no livro de jó encontramos que:
·      Ele (Adonai) perscruta até as extremidades da Terra, regulou o peso do vento, “ Jó 28:24 (ARA). Assim aprendemos que há mais de 3.000 anos antes da ciência que o ar, ou seja vento, tem peso.

A Bíblia e a Astronomia
        
Durante os séculos em que as Escrituras foram escritas, foram também produzidas muitas dissertações sobre astronomia. As primeiras sobre este assunto estavam cheias das superstições e dos erros do dia. Porventura esposaram, favorecem advogaram, as Escrituras, qualquer desses erros? Absolutamente não! Já mais fizeram qualquer propagação, por menor que fosse dos ensinos que então prevaleciam. Suas declarações sobre astronomia tem resistido a prova do tempo, sendo testemunhas sua precisão pela astronomia moderna implementada pelo espectroscópio e  por potentes telescópios, como disse muito bem um astrônomo.
O telescópio apenas conta a história que o Eterno já em Seu Livro tinha escrito. Numa placa de mármore, no muro do observatório astronômico da Faculdade Williams, estão insculpidas as seguintes palavras, tiradas das Escrituras.
·      Levantai os vossos olhos e vede quem criou estas coisas, Isaías 40: 26 (ARA).
Os astrônomos encontrarão muitas matérias para reflexão nos vários textos bíblicos de importância para a astronomia.
10. Muito antes de  a ciência descobrir que a Terra gira em torno do seu eixo, fazendo aproximadamente 365 rotações e ¼ enquanto completa uma única órbita em volta do Sol, este fato foi mencionado quando o Eterno  perguntou a Jó:
·      “Acaso desde que começaram os teus dias desde ontem a madrugada, ou fizeste a alva saber o seu lugar para que se apegasse as órlas da Terra, e sesta fossem os perversos e sacudidos?” Jó 38: 12, 13 (ARA).
E o Senhor respondeu a sua própria pergunta, dizendo isto concernente  a Terra: “A terra se modela como o barro debaixo do selo”, verso 14 (ARA).
O verbo hebraico traduzido como “se modela” neste versículo, é haphak  na sua forma  hithpa’el,  e literalmente significa “gira”.
Em outras palavras, como o barro é girado na roda do oleiro para receber a impressão do desenho ou selo de oleiro, assim a Terra gira em torno de  `a luz do Sol a fim que  todos os lados sejam por ela iluminados e aquecidos.
11. Milhares de anos antes que um Newton, um Einstein, ou um Jeans descobrissem a ordem matemática do universo, o Senhor ordenou a humanidade:.
·      “Levantai ao alto os vasos olhos, e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que fazer o seu exército de estrelas, bem contadas, as quais ele chama pelo seus nomes; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar. ”Isaías” : 40: 26 (ARA)
12. Alguns homens costumavam ensinar que a Lua brilhava com luz próprias e que era maior que o Sol, hoje sabemos que e Lua é muito menor, tanto do que o Sol como  do que  a Terra. De fato, o diâmetro do Sol é 400 vezes maior do que  o da Lua. Ouçamos agora o que as Escrituras dizem  a esse respeito.
·      Fez o Senhor  os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e menor para governar a noite. Gênesis 1:16 (ARA).

Aqui encontramos novamente as verdades científicas das Escrituras luzindo com o brilho de mais alcance do que o erro pagão.

13. O criador perguntou ao patriarca Jó: 38: 31 (ARA) . Esta bela constelação, mencionadas em duas outras passagens das celestiais Escrituras (Jó 9:9 e Amós 5:8) contém Betelgeuse, estrela que tem um diâmetro que vai de 360 a 530 vezes o do Sol.  Na espada de Órion está  a grande Nébula, que é uma das mais magníficas de nossa galáxia - a Via Láctea. É de cerca de 16 anos-luz de diâmetro e fica aproximadamente 1.000 anos-luz distante de nós. Um ano-luz é a distância que a luz, que viaja a uma velocidade aproximada de 300 mil Km por segundo, pode caminhar num ano de calendário (300.00 x 31.566.926). Essa nebulosa é quase invisível a uma pessoa de vista acurada, sem auxílio de um telescópio.
Ao considerar Jó maravilhas do Universo como fruto od poder do Eterno, foi inspirado a exclamar: “Que te responderia? Ponho a mão na minha boca.” Jó 40: 4 (ARA). Imaginemos que o homem, por absurdo, se julgasse capaz de soltar as ataduras - as forças que mantém unida a constelação do Órion. “ Eis que isto são apenas as orlas dos seus caminhos, e quão pouco é que temos ouvido Dele!  Quem pois entenderia o trovão d seu poder? Jó 26: 14 (ARA).
14. Quando Galileu (1564-1542) fez o seu telescópio e se virou para o Céu, tornou-se o Colombo da astronomia. Sua luneta revelou um universo novo, nào sonhado, e maravilhosamente estrelado. A astronomia moderna aprimorou centuplicadamente os métodos de Galileu, pois com o auxílio de poderosos refletores milhares de estrelas são reveladas onde o olho nu não pode ver nenhuma ou, na melhor das hipóteses, só pode ver algumas. Sabe-se agora que o céu contém não apenas bilhões de universos em forma de ilha. Os astrônomos já não se aventuram a numerar as estrelas, pois sabem que elas não podem ser numeradas. Que as estrelas são inumeráveis e a última palavra da ciência; no entanto esse fator interessante era conhecido a Abraão há quase 4.000 mil anos, pois lemos em Gênisis 15:5 (ARA) que, numa noite clara e brilhante, Adonai então conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade.

15. Assim vemos que as Escrituras contém muitos fatos significativos para a astronomia, que esta ciência levou milhares de anos para descobrir. O Dr William L. Kenon, professor de Física e astronomia da Universidade do Mississipi, disse: “Os valores morais e espirituais da astronomia tem sidos percebidos por homens de todas as eras. Lemos a procuração do salmista:
“Os céus proclamam a magnitude e o Poder de Hashém e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.” Salmos 19:1 (ARA). Quanto mais poderosos os telescópios, maior é a glória que revelam.”Astronomy: a Texbook for Colleges,  p. 5 (Ginnand Co, Boston Mass: 1948).

As Escrituras e a Biologia
        
16. A moderna ciência biológica estabeleceu o fato indubitável de que a vida só procede de vida anterior. Há séculos houve filósofos que anteciparam a idéia da geração espontânea como explicação da origem da vida. Este ensino errôneo antecipou as idéias de que a vida surge subitamente de substâncias não vivas. Parece quase incrível que tais teorias estranhas tenham sido ensinadas durante séculos com o nome da ciência; mas o microscópio, sob a hábil mão de Luiz Pasteur, revelou um mundo de microorganismos, e as subseqüentes descobertas da Biologia revelaram que é preciso vida original para produzir vida. Isto é doutrina clara, inteligente e científica, apoiada por fatos e observações. Contudo, se os homens tiveram acreditado sempre nas claras e simples expressões do primeiro capítulo de Gênesis, a enganosa idéia de geração espontânea jámais teria prosperado.
O relato Inspirado - no princípio criou Elohim -  não só expõe  a falsidade da teoria da geração espontânea, mas apóia as descoberta da verdadeira ciência de que a vide deve ter fonte em vida pré-existente. Sir James Jeans, o astrônomo e físico britânico, fez a seguinte declaração científica, que sustenta e apóia o ensino das Escrituras sobre a Criação.

17. Tudo aponta com  força dominante a um evento definido ou a uma série de eventos, de criação em algum tempo ou em tempos não infinitamente remotos. O universo não pode surgir por acaso de seus atuais ingredientes, nem pode ter sido sempre o mesmo que agora.” – E os  p.55 (E. Dutton and Co, New York City 1929).
18. Muitos outros exemplos poderiam ser citados para provar que as Escrituras estao em perfeita harmonia com a verdadeira ciência. Se a ciência atentasse para o seu próprio “alinhavo” , interessando-se apenas por fatos em vez de teorias ambígüas, estaria de pleno acordo com a palavra de inspiração do Eterno.

As Escrituras Sagradas  e os Compêndios Científicos

19. Um estudante universitário certa vez tentava informar a um escritor que as Escrituras Hebraicas não concordavam com os compêndios científicos. A que compêndios - perguntou este - você está se referindo: os de 25 anos atrás, de 10 anos atrás, ou aos atuais? Como os compêndios de ciências são mudados freqüentemente, como você espera que as Escrituras concordem  com todos eles? O estudante retirou-se pensativo.
20. Tantas teorias hipótese e especulações se tem adiantado em nome da ciência que, quando os fatos reais são trazidos à luz, torna-se imperioso revisar ou mudar estes textos. Desta sorte, podem teorias de feitura humana vir e ir, mas as Escrituras Sagradas Hebraicas Originais,   permanece para sempre.
        
Testemunhos de grandes cientistas

21. É quase um turismo que quanto mais os homens de ciência se aprofundam no seu campo de estudo, mais convencidos se tornam de que há um Elohim, e que as Escrituras são as revelações do seu propósito e vontade. O espaço nos permite mencionar apenas alguns desses cientistas:
Com já dissemos, Sir Isaac Newton foi devoto estudioso das Escrituras e escreveu livros sobre as profecias das Escrituras. O primeiro livro que Gutemberg, o inventor da máquina de impressão, imprimindo as Sagradas Escrituras, embora já com muitos erros e alterada. A primeira mensagem que Samuel F. B. Morse, o inventor do telégrafo, fex percorrer os fios, foram palavras das Escrituras. Que coisas Elohim tem operado! Números 23:23 (ARA) O prêmio Nobel Arthur H. Compton, Diretor de Departamento da Física da Universidade de Chicago , numa alocução em South Bud, Indiana, em que deu uma descrição pormenorizada da substância de que é feito o universo - das moléculas, dos átomos, dos elétrons e prótons disse.

“Para mim, a fé começa com uma compreensão de que uma inteligência suprema trouxe  Universo a existência e criou o homem. Não me é difícil ter esta fé, pois é fato incontroverso onde há um plano, há uma inteligência e há um Universo ordenado que se manifesta testificando da veracidade das mais majestosas  declaraçoes que já foram feitas: - No princípio - Elohim.- Publicado no Chicago Daily News, de 12 de abril de 1936.

22. Quando o Dr Willis R. Whintney era diretor de pesquisas da General Eletric Company, assim expressou suas convicções acerca da natureza do magnetismo e da eletricidade.
“Temos  nossa teoria compuscular da Lua, nossa teoria ondulatória  e agora nossa teoria quântica, mas todas nossas passam de adivinhações educadas. Um a explicação quase boa como qualquer outra é dizer que a luz se propaga pela vontade do Eterno.
E acrescentou: “Os melhores cientistas tem reconhecido que são apenas colegas de jardim-de-infância, brincando com mistérios, nossos antepassados foram e nossos descendentes serão.” Relatado em New York Times Magazine, 2 de novembro de 1930, p.2.
23. Em seus estudos do Universo os cientistas estão atingindo a compreensão de que impenetráveis mistérios s defrontam a cada passo. Muitos deles percebem que dependem totalmente de Elohim e de Sua Palavra para entenderem o verdadeiro significado e objetivo da vida. Muitos cientistas reconhecem o fato de que e verdadeira religião e a verdadeira ciência estão de pleno acordo.

A Ciência e a Edificação do Caráter

24. A ciência no passado foi a esperança da raça humana; ele se transformou em monstruoso Frankenstein a equipar a humanidade com máquinas destruidoras, de poder assustador, que ameaçam aniquilar a civilização, um grande estadista americano declarou: “ A ciência foi reduzida ao triste estado de ma criada de força bruta. “ Eis que disse um escritor e filósofo: “ A ciência conquistou para nós a energia  própria de deuses, no entanto nos apresentamos para uso dela a mentalidade de escolares e de selvagens.”
É fora de dúvida de que não é a ciência, mas o uso errôneo que dela faz o homem pecaminoso, que tem causado equívoco.

25. Muitas declarações de tal efeito impressionantes poderíamos citar em testemunho de que a ciência falhou redondamente na elevação da humanidade e isso porque ela tem ignorado, com freqüência, uma coisa que é necessária o único fator essencial -  a edificação do caráter, a fibra moral e os valores espirituais: Como disse certo educador:
“Mas um caráter tal não é obra do acaso; nem se deve a favores e concessões especiais da Providência. Um caráter nobre é o resultado da disciplina própria, da sujeição da natureza inferior, pela superior - A renúncia do eu para o serviço do amor a Elohim  e ao homem.

26. Como compêndio de edificação do caráter, as Sagradas Escrituras são, sem igual; neste particular ela se eleva infinitamente acima da ciência. “O estudo de todos os livros de filosofia e ciência não pode fazer pela mente e moral que as Escrituras conseguem realizar ao serem estudadas e posta em prática. Por meio do estudo desses Livros Proféticos,  mantemos um intercâmbio com patriarcas e profetas. A verdade é exarada em linguagem elevada, que exerce fascinante poder sobre a mente, o pensamento é elevado das coisas. Que sabedoria humana pode equiparar-se à grandeza da revelação divina? E.G.Write - Fundamentos de Educação, P. 130.

27. Como o corpo não pode substituir sem nutrição, nenhuma alma pode prosperar sem alimento espiritual que o Eterno proveu para nós em Sua palavra. Moisés o antigo líder de Israel, declare como pura expressão da verdade.
“O homem não viverá só de pão, mas de toda a palavra que sai da boca de Elohim”. Deuterônimo 8:3 (ARA).

E em salmos lemos: “A revelação das tuas Palavras esclarece, e dá entendimento aos simples.” Salmo 119:130 (ARA)

28.Se o caro amigo eleitor tomar as Sagradas Escrituras como seu guia, discernirá a sabedoria e o amor do Pai nas benéficas leis manifestas em a Natureza. Reconhecerá em cada pulsação do coração um evidência do Seu cuidado todo perscrutador. Será amparado pelo conhecimento de que aquele que guia os planetas e os guardas em seus indicados circuitos  através dos céus “pela grandeza do seu Poder” pode guiá-lo e o guiará através da vicissitudes da vida. O caro amigo será animado e confortado pelo pensamento de que aqueles que faz vegetação brotar e as flores surgir em tão rico profusão,, e cujo poder e amor estão constante e infalivelmente sendo exercidos em sustentar todos os objetos de Sua vasta criação, é capaz e está desejoso de guiar com cuidado e sustentá-lo a cada passo do caminho. Poder-se ia exigir mais Dele?


            Questionário Da Lição

            Você encontrará as respostas observando os números dos parágrafos desta lição de acordo com as indicações na série de perguntas abaixo apresentados. Preencha as respostas, preferivelmente à tinta ou à máquina. Suas respostas serão corrigidas e devolvidas a você com a próxima lição e seu questionário correspondente.

Pergunta:       1. O que o texto das Escrituras Sagradas  escrito pelo profeta Isaías indica que Terra é                         redonda? (seção 5)
Resposta: ________________________________________________
Pergunta:       2. Onde nas Escrituras somos informados que a Terra paira sobre o nada? (seção 7)
Resposta: _________________________________________________
Pergunta:       3. Que texto das Escrituras  nos falam que o ar tem peso? (seção 8)
Resposta: _________________________________________________
Pergunta:       4. Que importante astrônomo britânico e físico ensinou sobre Escrituras Sagradas  as crianças? (seções 16 e 17)
Resposta: _________________________________________________
Pergunta:       5. Dê o nome do famoso cientista cujas descobertas conduziram o comprovado fato atual do que é necessário vida para produzir vida? (seções 16 e 17)
Resposta: _______________________________________________
Pergunta:       6. Qual foi o primeiro livro impresso por Gutemberg, inventor da máquina de impressão? (seção 21)
Resposta: _______________________________________________
Pergunta:       7. Mencione alguns cientistas famosos que têm reconhecido o Eterno em seus estudos pessoais da ciência (seções 21 e 22)
Resposta:       1____________________________________________
                        2_____________________________________________
                        3_____________________________________________
                        4_____________________________________________

Pergunta:       8. De acordo com o Salmo 119:130, que fará a revelação das palavras de Hashem pelo justo (seção 27)
Resposta: ________________________________________________
Pergunta:       9. Em que sentido são as Sagradas Escrituras  superior a Ciência? (seções 25,26 e 27)
Resposta: ________________________________________________
Pergunta:       Se você tem algumas observações ou perguntas sobre esta lição, por favor registre as mesmas aqui
__________________________________________________________                      ________________________________________________________                       __________________________________________________________
__________________________________________________________

Preenchido por:
Nome: __________________________________________________
Endereço:________________________________________________
CEP:  _____________Cidade_______________ Estado___________


SHALOM...

No hay comentarios:

Publicar un comentario