jueves, 16 de febrero de 2012

É o céu um lugar Real ?


Curso de Formaçao Avançada
Aporte Livre ao conhecimento sobre as
 Escrituras Hebraicas
Conhecimento básico para o Ministro de Culto

Se tem duvidas pergunte a : “ ENE-Ben Yohanán “
“SHEMA ISRAEL :  ADONAI ELOHEINU ADONAI EJAD “
Ouve Israel : O Eterno nosso  Elohim é UM...

               VEJA ESTE TEMA QUE INTERESSANTE...


                                TEMA 4º DO CAPITULO II- MODULO  I


É O CÉU UM LUGAR REAL?

                1.Há uma grande indagação nas mentes de muitas pessoas hoje em respeito ao que sem encontra par além do vale da sombra e da morte. Viveremos novamente? Existe tal lugar como que e chamado de “céu”? milhões em muitas terras contemplando os sofrimentos e injustiças neste velho mundo de pecado. Realmente desejariam jamais terem nascido. Não seria bom , portanto, pensar no que as Sagradas Escrituras fala com respeito a essa questão? Afinal de contas, as Escrituras Sagradas foram dadas para nossa direção aqui em baixo, e não somente isso, como nos concede a promessa de um glorioso porvir.

Este mundo, é verdade, está repleto de vício, crime, impiedade e corrupção. Vemos disputa, guerra, doença, e morte por todo o lado. Mas outro ângulo a ser considerado. As Sagradas Escrituras fala de um mundo melhor o mundo vindouro.

2. Em vista de que o mundo por vir será tão maravilhoso, desejamos saber o que as Sagradas Escrituras ensinam a esse respeito. Este mundo de pecado deverá ser destruído e todos os ímpios co ele. O ETERNO, então criará novos céus e uma terra. Note-se que em Isaías 65:17-19; 66:22,23 isto será assegurado.

·      “Pois eis que Eu crio novos céus e nova terra, e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas. Mas vos folgareis e exultareis perpetuamente no que Eu crio; porque eis que crio para Jerusalém alegria, e para seu povo regozijo. E exultarei por causa de Jerusalém, e folgarei do meu povo, e nunca mais se ouvirá nela nem voz de choro nem de clamor.” “Porque, os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante Mim, diz o Senhor, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será de uma lua nova a outra, e de um sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante Mim, diz o Senhor.”

As Sagradas Escrituras faz referência ao que poderia ser chamado de os três céus: o atmosférico, o estelar e o paraíso.

O Céu Atmosférico

3.O Céu atmosférico, ou seja, essa parte onde as nuvens se formam e onde os pássaros voam, pode ser considerado como o primeiro céu. Sobre estes lemos:

*                     “Disse também Elohim: Povoem-se as águas de enxames de seres viventes; e voem as aves a terra, sob o firmamento dos céus.” Gênesis 1:20.

Do texto acima torna-se claro que o lugar no firmamento onde os pássaros voam e a atmosfera existe é chamado de céu, e portanto pode ser entendido como “primeiro céu”

O Céu Estelar

4. O Céu estelar é aquela parte onde o Sol,  a Lua e as estrelas ficam e se movimentam em sua órbitas. Notem-se as palavras de Elohim a Abraão:
*                     “Então conduziu-o até fora, e disse:
Olha para os céus e conta as estrelas, se é que podes.” Gênesis 15:5
Agora, leia-se o Salmo 19:1,4:
*                     “Os céus proclamam a Grandiosidade, Poder e Força de Elohim e o firmamento anuncia as obras de Suas mãos... Aí pôs uma tenda para o Sol.”
*                   
Aqui vemos que Elohim designou o espaço onde o Sol, a lua e as estrelas se localizam como céu. Este poderia ser considerado o “segundo céu”.

O Céu dos Céus

5. O céu dos céus é conhecido como o terceiro céu. Lemos com respeito a esse céu que se trata de um lugar real.

*                     “Eis que os Céus e os Céus dos Céus são do Senhor Elohim, a Terra e tudo o que nela há.” Deut. 10:14

Note-se no Salmo 102:19 as palavras seguintes:
*                     “O Senhor do alto do Seu santuário, desde os céus, baixou vistas à terra.”

Nesse ponto, referência é feita não só ao “céu” mas ao “Céus dos Céus”. Este, de acordo com os textos Escriturísticos acima, é o lugar onde o Eterno habita e onde os remidos se apresentarão por fim em Sua sagrada presença. Esse lugar é por algumas pessoas imaginado como o Paraíso. À luz  do que acabamos de ver sobre seres os céus atmosférico e estelar o primeiro e segundo Céus, o outro pode ser tido, a exemplo do que se dava nas antigas escolas rabinicas, como o “terceiro” céu.

As Crianças Sempre Permanecerão Crianças?

6. Muitas pessoas se perguntam freqüentemente se as criancinhas permanecerão crianças, ou se crescerão após ingressarem no mundo por vir. As Sagradas Escrituras respondem em Malaquias 4:2.

*                     “Mas para vós outros que temeis o Meu verdadeiro Nome nascerá o Sol da justiça, trazendo salvação nas sua asas; saires e saltareis como bezerros soltos da estrebaria.
*                   
A declaração: “saltareis como bezerros” (H), significa duas coisas: primeiro, que as criancinhas crescerão como bezerros; segundo que os adultos que diminuíram em tamanho ao longo de 6000 anos de pecado e degeneração atingirão estatura plena. Tem-se povoado que os hábitos pecaminosos interferem no crescimento de um indivíduo. Portanto, podemos facilmente compreender que essa período de 6000 anos de pecado é a causa de a nossa estatura ser muito menor que poderia ter sido.

As Pessoas Idosas Permanecerão Assim Para Sempre?

7. Outra pergunta que a  muitos preocupa é - irão as pessoas idosas no mundo do porvir continuar velha para sempre ou recuperarão a juventude, permanecerão eternamente jovens? Há textos nas Sagradas Escrituras que realçam o fato e que não teremos organismos envelhecidos nesses mundo melhor. Note-se  o que a Palavra de Hashém tem a dizer sobre isso:

·      “Porque eu sei que o Meu Redentor vive, e por fim Se levantará sobre a Terra. Depois, revestido este corpo da minha pele, em minha carne verei a Adonai”. Jó 19:25,26.

O patriarca Jó que seu corpo mortal seria destruído, mas a despeito desse fato, chegaria o tempo em que em sua carne, num novo corpo, ele viria a Adonai.
Aprendemos pelas Sagradas Escrituras que Adonai é imortal. Do texto acima descobrimos que seremos semelhantes a ELE. Não com um corpo mortal, sujeito a morte, mas um imortal. Davi  abrigava esta preciosa esperança ao declarar a Adonai.

·      “Eu, porém, na justiça contemplarei a Tua face, quando acordar eu me satisfarei  com a Tua semelhança.” Salmo 17:15.

Este texto fala do justo como sendo semelhante a Adonai. Assim, seremos perfeitos e termos novos corpos, saudáveis e normais. Desse modo, os que são avançados em anos serão abençoados com a liberdade e alegria de sua juventude.

Irão os Justos Mortos Estar no Céu?

8. Segundo as Escrituras, os justos mortos deverão ser retirados da sepultura, ou ressuscitados dos mortos,. Note-se a linguagem da Bíblia com respeito aos justos mortos.

·      “Eu os remirei do poder do inferno, e os resgatarei da morte, onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó inferno, a tua destruição? ” Oséias 13:14.
·     
Para melhor ilustrar o poder do Eterno em livrar os justos mortos, leiamos Daniel 12:  1,2 que reza:
·      “Nesse tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do Teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve desde que houve nação até aquele tempo; mas naquele tempo será salvo o Teu povo, todos aqueles que forem achados inscritos no livro. Muitos  dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para a vergonha e horror eterno.

Fica  claro, pois, que os justos despertarão para a vida eterna, mas os ímpios para a perdição eterna. Notem-se porém, estas belas palavras que dizem respeito a ressurreição dos justos entre os mortos.

·      “Então se abrirão os olhos dos cegos, se desimpedirão os ouvidos dos surdos; os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; pois águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo.” Isaías 35:5,6.

·      Naquele dia os surdos ouvirão as palavras do livro, e os cegos,, livres já da escuridão e das trevas, as verão. Os mansos terão regozijo sobre regozijo no Senhor, e pobres entre os homens se alegrarão no (YHWH /Yeshua - Portal)  Santo de Israel.” Isaías 29:18,19.

Aqui lemos a promessa do Eterno de que mesmo o poder da morte não pode impedir a ressurreição do povo do Eterno para desfrutar um corpo glorioso e imortal para a glória do Altíssimo.

Virá o dia em que o Eterno  erradicará  o pecado e os pecadores; então ele criará um novo céu atmosférico e uma Nova Terra em  que habita a justiça. Este mundo de pecado passará com  todos os seus males e corrupção e outro, incontaminado, tomará seu lugar.

·      “Porque os  malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no Senhor possuirão a Terra.” Salmo 37:9.

A Morte Poderá Voltar?

9. Algumas pessoas se perguntam se haverá morte no mundo futuro. A resposta é “Não”. A morte jamais retornará. Note-se o que Isaías 35:10 declara:
·      “Os resgatados os Senhor voltarão,, e virão a Sião com cânticos de júbilo, alegria eterna coroará as suas cabeças; gozo e  alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e  o gemido.

Agora, leiamos Isaías  25:8,9 onde ha esta promessa:
·      “Tragará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor as lágrimas de todos os rostos, e tirará de toda a Terra o opróbrio do Seu povo, povo porque o Senhor falou. Naquele dia se dirá: Eis que este é o nosso Adonai, em quem esperávamos, e eles nos salvará; este é o Senhor, a quem aguardávamos: na sua salvação exultaremos e nos alegraremos.”

Pensemos nisso! Os remidos viverão por toda a eternidade! A morte jamais ocorrerá.

Qual Será a Ocupação dos Remidos?

10. A caso os justos na Nova Terra nada terão com que ocupar seu tempo? A grande alegria dos remidos será expressa em seus cânticos de louvor ao Senhor dos céus. As abóboras celestes escoarão com os hinos daqueles que vivem para sempre no lar eterno dos filhos do Eterno. Mas há  um aspecto muito prático da vida dos redimidos no lar dos salvos. Vejamos o que Isaías 65:21,22 comenta a respeito:

·      “Eles  edificarão casas, e nelas habitarão; plantarão vinhas, e comerão o seu fruto. Não  edificarão para outros habitem; não plantarão para outros comam; porque a longevidade do Meu povo será como a da árvore, os meus eleitos desfrutarão de todas as obras das suas próprias mãos.”

Sim, Adonai  cuidará para que todos tenham algo a fazer a fim de que sejamos felizes e contentes. A vida eterna será maravilhosa. Note-se o que lemos em Isaías 64:4.

·      “Porque desde a antigüidade não se ouviu , nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Adonai além de Ti, que trabalha para aquele que nEle espera.”

Seremos Felizes se Nos Separarmos Eternamente dos Amados?

11. Seria possível ser feliz quando separado eternamente de alguém muito querido? Isto tem intrigado milhões de pessoas. Mas está claro que o redimidos estarão plenamente “satisfeitos”. Isto é expresso bem definidamente em Salmo 17: 15 nestes termos.
·      “Eu, porém na justiça contemplarei a Tua face; quando acordar me satisfarei com a Tua semelhança.”

Contudo, na Terra feita nova, muitas coisas que pertencem a este velho mundo de dor jamais virão a mente. Nas Sagradas Escrituras o Senhor torna claro isto. Notem-se estas palavras.

·      “Pois eis que Eu crio novos céus e nova Terra, não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas.” Isaías 65:17.

Os amados que perdemos serão classificados com as “coisas passadas” que não serão lembrada nem virão a mente. Em outras palavras, todos os que habitam no reino de Adonai serão felizes e alegres. Eles se lembrarão de rodas as coisas boas mas não das pecaminosas. A felicidade será a primeira regra de seu lar eterno.

Preparação Para a Cidadania no Reino de HAshém

12. O correto viver precisa ser aprendido aqui sobre a Terra. Como poder cantar os cânticos de Sião no mundo futuro a menos que os aprendamos aqui?

Conta-se uma história de certa família israelita bem religiosa em que várias pessoas estavam sentadas em torno de um fonógrafo. Entre essas pessoas havia um senhor idoso muito religioso que nunca tinha ouvido esse maravilhoso instrumento. A princípio, somente notas suaves foram tocadas. A face do velhinho exibia sua grande admiração. Logo mais o instrumento passou a tocar cânticos de Israel. Vozes estranhas extraordinárias de muito distante, mas igualmente de tão perto, estavam entoando os acorde da fé de Israel. O ancião aproximou mais a cadeira e perdeu de vista tudo o mais ao redor. Logo uma doce voz foi ouvida cantando estas palavras de Sandler:

‘Eli ‘Eli, la-mah ‘ zav-ta-ni?
Em fogo e chama, por toda a parte eles nos queimam,
Perseguidos, desgraçados e sempre postos a sofrer,
Contudo ninguém conseguiu afastar-nos de Ti,
De Ti meu Elohim - e de Tua sagrada Torah, de Teus mandamentos.
‘Eli, ‘Eli, la-mah ‘ zav-ta-ni?
‘Eli, ‘Eli, la-mah ‘ zav-ta-ni?
Dia e noite, meu guia
Tua luz reverencia suprema eu guardo com respeito.
Tua sagrada lei, ó meu Senhor,
Salve-me agora, óh  poupar-me novamente
Como fizeste a Teus filhos nos dias de outrora
Ouve-me a lamentação, ó Senhor,
Somente Tu és minha salvação.
Ouve , Israel, Nosso Senhor é o nosso Adonai, Nosso Senhor é Um!”

O domínio próprio do ancião rompeu-se completamente e’ esquecendo-se de sua fraqueza, ignorando sua voz trêmula e a presença dos acompanhantes, ele alegremente se uniu ao cântico exaltando a proximidade da preciosidade do Eterno. Ele há muito havia aprendido os cânticos de Sião, mas agora, ao ouvir  vozes interpretando-os, não se lhe apresentavam como cânticos novos, mas como velhos e queridos.

Se aprendermos a fazer melodia em nossos corações aqui, não teremos dificuldades em cantar hinos celestiais lá.

Maravilhas da Terra Renovada

13. As maravilhas da Nova Terra estão além da compreensão humana. O Senhor declara:

· “Mas os mansos herdarão a Terra, e se deleitarão na abundância da paz.” Salmo 37:11.
· “O lobo e o cordeiro pastarão juntos,  e o leão comerá palha com o boi, pó será a comida de serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu Santo monte, diz o Senhor.” Isaías 65:25.
· “O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o anima cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará.” Isaías 11:6.

Pense como será magnífico aproximar-se sem temor de qualquer dos belos animais e caminhar em meio as pássaros multicores que cantarão de modo tão maravilhoso.
Algum dia os fiéis serão capazes de desfrutar as fragrantes flores que jamais morrem e caminhar sobre o gramado que mais se assemelha a um macio tapete vivo.

Toda a pessoa amante da paz aprecia a Natureza, mas nenhum artista foi jamais capaz de pintar um quadro real ou compreender  as maravilhas de Céu e da Nova Terra. A mente humana é incapaz de entender as maravilhas e esplendores que nos esperam. Com respeito a isso, lemos no Salmo 31:19.
· “Como é grande a Tua bondade, que reservaste aos que Te temem, da qual usas, perante os filhos dos homens, para com os que em Ti se refugiam!”

Alegria do cego que Passa a Ver

Conta-se a história de uma criança nascida em 1920 - cega.  Observou-se que o bebê tinha catarata, mas o médico declarou que não podia operá-lo até que tivesses dezoito anos de idade. Em 1938 seu pai levou-o a um especialista de olhos para remove a catarata. A operação teve pleno êxito e quando chegou o dia de remover as bandagens, levaram-no a um quarto fracamente iluminado. Ele sentou-se  numa cadeira enquanto a enfermeira removia lhe as bandagens dos olhos. Seu pai estava sentado ao seu lado esquerdo, observando, e o médico permanecia do outro.

Quando a última faixa foi retirada, o paciente viu a face da enfermeira e exclamou:

“Enfermeira, posso vê-la! Você ;e linda e seus olhos brilham, diga-me seus olhos realmente brilham?” Ela respondeu - “Sim, os olhos de todo mundo brilham.”. Então ele olhou para o homem sentado ao seu lado direito e perguntou: “Quem é você? O homem começou,  “Eu sou....” Mas o rapaz interrompeu-o dizendo: “Doutor, eu reconheço sua voz. Oh,  quão grato lhe sou por poder enxergar finalmente.

A seguir, olhando a sua esquerda, perguntou “Quem é você?” O homem começo a explicar, “Eu sou....”O rapaz, porém, interrompeu-o dizendo: “Papai, reconheço sua voz. Estou  tão feliz por poder ver.” Então baixou a cabeça e começou a chorar. O pai levantou-se, colocou os braços ao redor do seu pescoço e perguntou: “Filho, porque está chorando? Pensei que estivesse feliz.” Ele replicou: “Sim, papai, mas como gostaria que mamãe estivesse viva para que eu a pudesse ver agora”.  Seu pai lhe disse: “Filho, sei que você provavelmente deseja saber como era sua mãe, por isso trouxe comigo sua fotografia. Você se parece muito com ela!” O rapaz examinou atentamente a fotografia; então o pai entregou-lhe um espelho. Ao olhar para a fotografia e para o espelho, ele declarou: “Papai, você tem razão. Eu me pareço com mamãe.”

Um ano depois, o jovem foi entrevistado por repórteres de várias associações de imprensa que lhe pediram para dizer qual havia sido sua experiência mais maravilhosa desde a obtenção da visão. Ele explicou:

“Nos primeiros seis meses eu não podia crer que este mundo fosse tão bonito. Achei-o tão fascinante que fiquei dominado pela alegria.” Ele então foi indagado sobre quais eram , na sua opinião, os objetos mais bonitos no mundo, e comentou: “Cores”. Confessou que jamais poderia imaginar que as cores fossem tão belas. Ele sempre havia pensado nelas como análogas a nossa concepção de uma gravura em preto e branco, com seus contrastes e destaques. A beleza das várias flores coloridas - vermelha, laranja, amarela, verde, azul e violeta - encantaram-no além de toda a imaginação. De fato, tudo neste mundo ultrapassava sua mais sublime imaginação.

O Maravilhoso Mundo Por Vir

Esta é a maneira em que o reino do Eterno aparecerá a cada um de nós!  Em Isaías 64:4 as Sagrads Escrituras declaram:

· “Porque desde a antigüidade não se ouviu, nem com os ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Adonai além de Ti, que trabalha para aquele que nEle espera.”

A terra renovada será tão esplendorosa  que o Senhor  diz que ouvido nunca ouviu, ha  percebido, nem podemos imaginar as maravilhas que contemplaremos se permanecermos justos. Nem tem olho visto, nem o pincel de um artista é capaz de captar adequadamente as glórias do mundo por vir. Como este representou uma grande surpresa após a outra para o jovem que recuperou a visão, assim também se dará os redimidos no reino do Eterno

É por isso que Davi,  escrevendo sobre inspiração de Adonai, declarou:
· “Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, ó justos, exultai, vós todos que sois retos de coração.” Salmo 32:11.

Entregue o seu coração ao Eterno  para ter certeza de um lugar em reino celestial, onde o Israel e YHWH (Yahue) viverá por toda a eternidade em verdadeira paz e segurança.

TEXTO PARA A LIÇÃO
É O CÉU UM LUGAR REAL?

Pergunta 1.    O que acontecerá com este velho mundo de pecado? (ver seção 2)
Resposta:       _______________________________________
Pergunta 2.    Irão as crianças crescer no Céu? (ver seção 6)
Resposta:       _______________________________________
Pergunta 3.    O que ensina Sagradas Escrituras sobre justos mortos? (ver seção 8)
Resposta:       _______________________________________
Pergunta 4.    O que acontecerá quando Miguel o Grande Príncipe dos filhos de Israel, levantar-se durante o tempo de angústia futuro sobre a Terra? (ver seção 8 - Daniel 12:1,2)
Resposta:       _______________________________________
Pergunta 5.    Quando Adonai livrar seu povo,  haverá morte novamente ? (ver seção 9 - Isaías 25:8,9)
Resposta:       ________________________________________
Pergunta 6.    Qual será a ocupação dos redimidos do Eterno? (ver seção 10 - Isaías 65:21,22)
Resposta:       _________________________________________
Pergunta 7.    Se devemos entoar os alegres cantos de Sião no Paraíso do Eterno, o que primeiramente devemos aprender a fazer aqui? (ver seção 12)
Resposta:       _________________________________________
Pergunta 8.    Com respeito as maravilhas da Nova Terra, o que foi dito sobre as criancinhas e os animais? (ver seção 13)
Resposta:       _________________________________________
Pergunta 9.    Qual é  seu sentimento pessoal quanto a essa maravilhosa promessa?
Resposta:       __________________________________________
Pergunta:       Se você tem algumas observações ou perguntas sobre esta lição, por favor registre as mesmas aqui. De a sua opinião...
______________________________________________________________________________________________________________
           
Preenchido por:
Nome: _________________________________________________
Endereço: ______________________________________________
CEP:  _________Cidade ______________Estado_______________

SHALOM ...

No hay comentarios:

Publicar un comentario