sábado, 18 de febrero de 2012

Misterio do Mundo invisivel revelados

Curso de Formaçao Avançada
Aporte Livre ao conhecimento sobre as
 Escrituras Hebraicas
Conhecimento básico para o Ministro de Culto

Se tem duvidas pergunte a : “ ENE-Ben Yohanán “
“SHEMA ISRAEL :  ADONAI ELOHEINU ADONAI EJAD “
Ouve Israel : O Eterno nosso  Elohim é UM...

TEMA 5º DO CAPITULO II -  MODULO I

MISTÉRIOS DO MUNDO INVISÍVEL REVELADOS

1. SOBRE NENHUM outro tema religioso existem entre mestres judeus atualmente maior diversidade de opinião do que, talvez, esses seres misteriosos chamados “anjos”ou o nome verdadeiro: “Melahins”. Uma obra de referência judaica usada atualmente, em sua discussão do “Ponto de Vista Moderno” sobra a questãos e,  declara com franqueza:

“Os livros de oração da Reforma eliminaram praticamente todas as referências a Melahins (anjos), deixando apenas parcos indícios sobre eles em certas passagens a fim de não desviar-se da linguagem tradicional das orações.

 Os livros de oração conservadores removeram a maioria da adições cabalísticas  embora retendo as orações mais antigas em que os Melahins (anjos) são mencionados. Ortodoxos ainda retém a velha liturgia, mas atribuem pequeno significado às palavras das passagens místicas. As  histórias do povo do Eterno, em que os Melahins (anjos) desempenham uma parte são ainda ensinadas nas escolas judaicas; mas são indicadas mais a mais como relatos místicos e menos como verdade literal.” The Universal Jewisk Encyclopedia, vol. 1, 314. Col. 2 art. “Angels”

Tenhamos cuidados

Contudo, devemos cuidar para que , ao descartar noções religiosas extra-Escrituras da Toráh, Tanach etc, transmitidas ao longo do tempo pela tradição, não lancemos também os Escritos corretos na pilha de refugio das superstições e absurdos.

Ademais, aqueles que ensinam às crianças que os relatos da Toráh de que os Melahins (anjos) participam devem ser considerados mais a mais como ficção, não devem chocar-se ao descobrir esses jovens que foi muito deturpada pela historia em geral, por interesses criados de quem sempre esta no Poder,  mas esse cuidado deve exitir para que não aconteça de se rejeitar todas a histórias Hebraicas e da linha do Eterno,  como “lendas” semelhantes aquela hoje em voga sobre marciano visitando nosso planeta em discos voadores, etc.

2. A palavra hebraica Melahin que a maioria pensa que é tradução de “anjo” em nossas traduções vernáculas nas Escrituras  Hebraica  é  mal’ak, que significa primeiramente mensageiro.” De fato, onde o contexto claramente mostra  que o termo é usado em referência a seres humanos como tais, é traduzido por “mensageiro” em quase uma  centena de ocasiões, e como “embaixador” em vários outros episódios. Além disso, há mais e cem outros exemplos em que o contexto revela que o termo é empregado em referência a personalidades que não são membros da raça humana, e tais casos “ anjo” é a tradução apropriada. As esses mesmos seres são referidos por termos hebraicos tais como kerub e Serep  (de quem deveria “querubim” e “serafim” em português).

3. A crença na existência de anjos não sao contrárias as  Escrituras nem oposta a seu conceito de Adonai como um ser único Cuántico. Não esta fora da razão crer que o criador onisciente onipresente e  onipotente do Universo seja capaz de criar outras criaturas viventes além dos homens e animais que habitam nosso planeta. Seria imperativo que, em toda a vasta criação que é domínio do Eterno, o homem devesse ser o único ser criado a contar com inteligência e habilidade para servi-lo?

A palavra “Melahin”  ‘é usada  13 vezes por Moisés em Gênesis, o Primeiro livro da Torah, com referência a seres sobrenaturais que servem a Adonai. O Livro de Jó, que parece também ter sido redigido por Moisés, refere-se a Melahins.

Existiam Antes do Homem Ser Criado

4.  Com efeito, o Senhor formulou a Jó estas perguntas com respeito à  criação de nosso mundo:

“Onde  estavas tu, quando Eu lançava os fundamentos da Terra? Dize-nos, se tens entendimento. Quem lhe pôs as medidas, se é que sabes? Ou quem estendeu sobre elas o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem lhe assentou a pedra angular, quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e rejubilavam todos os  filhos do Eterno? Jó 38:4-7.

Segundo o texto, havia “filhos de Elohim”  já em existência quando o planeta Terra foi criado. Pensaríamos que o nosso Criador,  que existe desde toda a eternidade, vivia sozinho durante o período anterior ao aparecimento de nosso pequeno mundo entre os bilhões no céu estelar?

Para Adão e Eva, após terem pecados e serem expulso do seu lar edênico, não continuassem a comer do fruto da árvore da vida e viessem para sempre, o Senhor, “colocou querubins ao oriente dos jardins do Éden, e o refulgir de uma espada que  se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida”. Gênesis 3:22-24. Esses querubins não eram espíritos de seres humanos que haviam morrido. Abel, o primeiro ser humano a morrer sobre a terra, e |Caim que o matou, não havia nascido senão após Adão e Eva terem sidos expulsos de paraíso.

A Eternidade  é Servida por Melahins

5. O fiel no antigo Israel cria que o Eterno a quem adorava estava entronizado nos céus sendo servido por querubins. Em suas orações dirigia-se ao Altíssimo nestes termos “ Tu que estas entronizado acima dos querubins”. Salmo 80:1; “Ele esta entronizado acima dos querubins”. Salmo 99:1. Ver também I Samuel 4:4; II Samuel 6:2 II Reis 19:15; I Crônicas 13:6 e Isaías 37:16. Algumas versões trazem, “entre os querubins”

Quando  o Senhor declarou, “E Me farão um santuário, para que eu possa habitar  no meio deles”( Êxodo 25:8), deu instruções para que um querubim feito de ouro maciço  fosse colocado em cada extremidade da cobertura ou tampa da arca da aliança do Santo dos Santos. Versos 17-22. Aquilo era representação miniaturizada do lugar de habitação do Eterno no Céu, onde ele está entronizado como senhor do  universo. Daniel, em visão, contemplou o Ancião de dias sentado em Seu trono enquanto “milhares de milhares O serviam, e miríade de miríades estavam diante Dele.” Daniel 7:9, 10.

As cortinas que formavam a cobertura e portas de entrada para os dois compartimentos do Santuário, do antigo Israel eram ricamente adornadas com figuras de Melahins bordadas sobre elas. Êxodo 26:1, 31; 36:8, 35. Figuras lavradas de querubins adornavam as paredes e portas do templo edificado por Salomão. Assim era simbolizada a vasta angélica empenhada no serviço de Adonai. Sobre esses seres, os antigos cantavam: “Bendizei ao Senhor todos os Seus Melahins, valorosos em poder, que executais as Suas ordens, e Lhe obedeceis a palavra.” Salmo 103:20.

O santuário e posteriormente o templo edificado por Salomão servia como uma lição prática para a educação religiosa do povo de Elohim. Seu esplendor imaculado refletia a visão e compreensão humanas as glórias  daquele Templo Celestial segundo o qual seu mobiliário foi modelado (ver Êxodo 25:9, 40; 26:30; 27:8;. Números 8:4; I Crônicas 28:11-13, 18,19). Um comentário dos tempos modernos explica: “Morada do rei dos reis, em que milhares de milhares O servem..., sim, aquele templo, repleto de glória do trono eterno, onde serafins, seus resplendentes guardas, velam a face em adoração - não poderia  encontrar a estrutura mais magnificente que hajam erigido as mão  humanas senão pálido reflexo de sua imensidade e glória.” - E G. Write,  O Grande Conflito, pág. 413.

Melahins São Seres Criados

6. Numa mensagem dada ao profeta Ezequiel, o Senhor fala da rebelião do anjo que anteriormente serviria como querubim cobridor, junto a Adonai. Ezequiel 28:14,16. Com respeito a ele, o Senhor disse, . “Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que  se achou iniqüidade em ti” verso 15. O verso  13 também, declara que esse anjo havia sido criado. Assim aprendemos que os Melahins são seres criados.

Com respeito ao homem, criado originalmente em Kadoshe e semelhança a seu Autor, o salmista disse, dirigindo-se  ao Eterno: “Fizeste-o, no entanto, por um pouco menor do que os anjos” Salmo 8:5, 6. As muitas coisas ditas nos Escritos Hebraicos com respeito aos Melahins revelam que esses seres celestiais são bem superiores ao homem em sua presente condição pecaminosa.

Os Vários Ministérios dos Melahins

7. Os ministérios dos Melahins sob as ordens do Senhor são muito variados. Eles instruíam os profetas nos sonhos e visões que lhes eram dadas. Ver Zacarias 1:9, 11-14; 2:2, 5; 4:1, 5; 5:5, 10; 6:4, 5 Gabriel, um anjo especificamente  mencionado pela Toráh, assistiu e instruiu  Daniel nas visões que lhe foram dadas. Daniel  8:16-26; 9:20-27.

O rei da Síria enviou um exército à noite para  cercar a cidade de Dotã e capturar o profeta Eliseu. Quando o vidente e servo levantaram-se e viram que “cavalos, carros e fortes tropas” rodeavam a cidade. E o servo dice Eliseu:

·“Ai! Meu senhor, que faremos? Ele respondeu: não temas: porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. Orou, Eliseu, e disse: Senhor peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos de fogo, em redor de Eliseu.”  II Reis 6:14-17.
·
Assim o misericordioso Eterno de Israel levantou a cortina, e  assim dizer, que  oculta o mundo invisível dos olhos humanos a fim de que um humilde e temeroso servo do profeta pudesse ver e compreender que mensageiros celestiais do altíssimo cuidam para que as forças malévolas não assumam pleno controle dos acontecimentos terrenos.

Guardiões dos Fiéis

8. “O Melahin do senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.: Salmo 34:7

Ao retornar a terra de seus pais após exílio de 20 anos de Mesopotâmia, Jacó teve assegurada a proteção dos Melahins.

“Também Jacó seguiu o seu caminho, e os Melahins do Senhor  lhe saíram a encontrá-lo.
Quando os viu, disse: este é o acampamento de Adonai. E chamou aquele lugar Maanain.” Gênesis 32:1, 2. A palavbra Maanain significa “dois acampamentos”. Um grupo de Melahins iam adiante dele e outro seguia-o na retaguarda para protegê-lo de todos os inimigos.

Daniel Protegido por um Melahin

Quando o fiel Daniel foi lançado na cova dos leões por instigação de seus inimigos ele foi escudado por toda a noite diante das ferozes bestas. Em resposta a solicitada indagação do rei da Pérsia na manhã seguinte, o profeta informou: “O  meu Elohim enviou o seu Melahin, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência.” Daniel 6:19-23.

Um Melahin Fere o Exército Assírio

9. Durante o reinado de Ezequias um exército do rei Senaqueribe da Assíria veio contra Jerusalém. O ímpio  embaixador do monarca zombou e proferiu palavras blasfemas contra o Eterno de Israel, ordenando arrogantemente  a imediata submissão da cidade e ameaçando seu habitantes com as punições mais cruéis caso não se rendessem. Encorajado por uma mensagem que o senhor enviara lhe mediante  o profeta Isaías. Ezequías recusou render-se. E naquela noite “saiu o anjo do senhor, e feriu no arraial doa assírios a cento e oitenta e cinco mil, e quando se levantaram o restante pela manhã, eis que todos estes eram cadáveres. “Isaías 37:36, 27. Ver também II Reis 19:35,; II Crônicas 32:21. Assim um anjo realizou por Israel numa noite em que o povo de Hashém não poderia conseguir sem a ajuda divina.

No tempo de Davi  70 mil pessoas foram mortas em Israel por um pestilência e elas infligidas por um anjo do Senhor. II Samuel 24:15-17; I Crônicas 21:11-30.

Socorro ao Necessitado

10. Em alguns casos anjos apareceram a pessoa bastante humildes entre os homens para dar-lhes conselho pessoal necessário da parte de Adonai. Quando Hagar, a escrava mãe de Ismael, fugia do severo tratamento de sara. “tendo-a achado o Melahin do Senhor junto a uma fonte de água no deserto, junto á fonte no caminho de Sur, disse-lhe: Hagar, serva de Sarai, donde vens? Ele recomendou-lhe que retornasse e fosse humilde a sua senhora, proferindo uma impressionante profecia sobre o filho que lhe nasceria e sua descendência. Gênesis 16:6-12. Posteriormente quando se torneou necessário que Hagar e seu filho partissem de modo definitivo da casa de Abraão, o anjo do senhor confortou-a e amparou-a nessa segunda ocasião de necessidade. Gênesis 21:14-21.

Na Forma de Viajores

11. Melahins, na forma da viajores estrangeiros, foram convidados a ceia e repousar na tenda de Abraão em Hebróm num cálido dia de verão. Ele desconheceu a rela identidade deles até amais tarde. Quando estavam partindo, apresentaram-se como mensageiros da ira de Adonai comissionados a destruir Sodoma e suas cidades irmãs devido a impiedade ilimitada delas. Um dos três seres celestiais era o Senhor de Abraão, o juiz de toda a terra. Ver Gênesis 18.

Ló Resgatado por Melahins

Os dois Melahins, continuando assumir forma humana, foram acolhidos como hóspedes por uma noite no lar de Ló em Sodoma. Eles o protegeram a sua família do ataque de uma multidão sensual. Bem cedo na manhã seguinte eles conduziram a Ló, sua esposa e duas filhas para fora da condenada cidade pouco antes de sua destruição. Gênesis 19:1-29.

O Sonho de Jacó em Betel

Em sua fuga para Mesopotâmia, Jacó dormiu sozinho ao ar livre no deserto sírio e estava grandemente perturbado por causa do seu erro. O Senhor então falou-lhe em sonho, palavras de piedade e conforto. No sonho, Jacó “viu um a escada, cujo topo atingia o céu; e os anjos Adonai subiam e desciam por ela.” Gênesis 28:12-14.
Assim, o patriarca teve garantia de que a Terra não estava totalmente isolada do céu e que o Senhor mantinha uma constante comunicação nos dois sentidos pelo ministério de Seus Melahins em Sua supervisão dos acontecimentos terrestres. Vinte anos depois um Melahins do Senhor, dado a Jacó, dirigi-o ao retornar a terra do seu nascimento. Gênesis 31:10-13.

Melahins Como Testemunhas Invisíveis de Nossos Atos

12. Vários relatos das Escrituras demonstram que os Melahins estão revestidos com vestes de luz e que, segundo queria, podem tornar-se visíveis e invisíveis ao homem. O fato  de que testemunham o que dizemos e fazemos é um temas para uma séria reflexão. Por exemplo: quando Balaão, o profeta desobediente, saiu em seu jumento para amaldiçoar Israel sob pagamento, a pedido dos príncipes de Midiã, um anjo do Senhor, com uma espada desembainhada em sua mão, bloqueou-lhe a passagem. O animal pode ver o ameaçador anjo e  volveu. Balaão, que não podia ver o anjo, bateu no animal com seu cajado. Quando o fez três vezes, “o Senhor abriu os olhos a Balaão, e ele viu o  anjo do Senhor, que estava no  caminho, com sua espada desembainhada na mão, pelo que inclinou a cabeça e prostou-se com o rosto em terra.” Números 22:21-31.

A seguir o Melahin reprovou-o por maltratar o jumento e advertiu-o com respeito a atitude errada que estava a ponto de tomar. Versos 32-35.

Um Advertência Especial

O Senhor nos fez esta advertência com relação ao fazer-se um voto: “Não consinta que a tua boca te faça culpado e nem digas diante do mensageiro do Eterno [“anho” em alguma versões]  que foi inadvertência, porque razão se iraria o Senhor por causa da tua  palavra, a ponto de destruir as obras das tuas mãos?”  Eclesiastes 5:6. Isto quer dizer que não devemos prometer pagar algo e depois falhar e tentar desculpar-nos alegando ter sido um equívoco. Um Melahin testemunha nosso ato ao fazer uma promessa e não seria sábio chamá-lo de mentiroso.

Elias Alimentado por um Melahin

13. Quando o profeta Elias fugia por sua vida temendo a ira da enfurecida rainha Jezabel, esposa de Acabe, deitou-se exausto para dormir debaixo de um zimbro no deserto além da Berseba. Um Melahin do Senhor, com grande misericórdia do profeta em sua angústia, despertou-lhe duas vezes para  dar-lhe alimentos e bebidas necessária para a sua viagem de quarenta dias até o Monte Horebe. I Reis 19:1-8.
Tempos depois, enquanto Elias e seu assistente Eliseu estavam perto do Rio Jordão num ponto não distante de Jericó, “um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro e Elias subiu ao Céu num redemoinho.”II reis 2:11.
 Como Enoque nos tempos dos patriarcas (Gênesis 5:24), Elias foi translado da Terra para o Céu sem experimentar a morte. O carro flamejante que o transportou aos Céus indubitavelmente era uma companhia de gloriosos Melahins  celestes.

Uma Hoste Inumerável

No Salmo 68: 17 lemos “Os carros de Adonai são vinte mil, sim milhares de milhares. No meio deles está o Senhor, o sinai tornou-se em santuário. Note-se a referência ao Sinai. Naquele tempo, nos dias de Moisés o Senhor “veio da miríades de Seres; à Sua direita havia para eles o fogo da lei.” Deuterônimo 33:2.

 Os “Seres Celestiais” que acompanhavam o senhor quando ele deu os dez Mandamentos - o fogo da lei referido - certamente não eram os israelitas.

Segundo as estatísticas da escritura na  época, todos os homens com 20 anos de idade ou mais em Israel totalizavam então 603.550 (números 2:32) o que significa que toda a comunidade israelita consistia de dois milhões ou mais.

 Ademais, eles todos tinham recomendação de manter-se afastados da montanha, para que não fossem consumidos pela Sheckiná do Senhor (Êxodo 19:21-24)

Portanto, os dez milhares de Seres que assistiram o Eterno em Seu aparecimento sobre o Sinai consistiam em “dez mil vezes, ou seja  dez milhares de Melahins” como interpretado na Targum da Palestina sobre Deuterônimo, capítulo 33.

Na Marcha e Contramarcha dos Acontecimentos Terrenos

14. No tempo de Ezequiel, Jerusalém, foi destruída, o templo foi reduzido a pedregulhos, grandes contingentes dos habitantes da cidade foram mortos e a maior parte dos sobreviventes levados cativos,  para sobreviverem o resto de seus dias como exilados em terras pagãs distantes por causa da sua teimosia em revelar-se contra Adonai. Os fiéis nesse tempo terrível viam o futuro com as sombrias perspectivas e diziam: “Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança, estamos de todos exterminados. Ezequiel 37:11.  Mas o Adonai deles não os havia esquecido, e mediante Ezequiel, seu profeta entre os exilados, ele lhes deu muitas mensagens de esperança e segurança. Uma delas destacava a importância do ministério dos Melahins de Adonai e a intervenção deles, sob Sua direção, no desempenho das forças do bem e do mal no mundo.

Tema par Meditação

O estudo do ministério dos Melahins  sob supervisão do Adonai do Universo, como revelado nos Escritos Sagrados, a nos legados pelos profetas de Israel de muito tempo atrás, tem sempre sido confortador e fonte de segurança para o povo de Adonai em tempos angustiosos. Alguém que se revelou como estudante devoto da Palavra de Adonai expressou-o  eloqüentemente nas palavras seguintes:

"Na visão do profeta Ezequiel havia a aparência de uma mão sob as asas dos querubins [Ezequiel 1:8 10:8]. Isto deve ensinar os servos de Adonai que o divino poder dá sucesso. Aquele a quem Adonai emprega como seus mensageiros não devem sentir  que a Obra do Senhor depende deles. Seres finitos não são deixados a levar este fardo de responsabilidade.

Aquele que não dormita, que está continuamente atento a sua obra para a realização de Seus desígnios, promoverá seu trabalho. ele subverterá os propósitos dos ímpios, e levará a confusão aos conselhos  dos que maquiam contra seu povo.

 Aquele que é o Rei, o Senhor dos Exércitos, assenta-se entre os querubins e em meio aos conflitos e tumultos das nações, Ele guarda seu Filho ainda. Quando as fortalezas dos Reis forem subvertidas, quando as setas da ira ferirem o coração Seus inimigos, Seu povo estará seguro em Suas mãos."
E.G.Write, Profetas e Reis, pág. 176.

TESTE DA LIÇÃO

Ministérios do Mundo Invisível  Revelados

Estamos certos de que você já tem aproveitado muito deste curso e que considera bem empregado o esforço gasto. Cremos bênçãos ainda maiores estão-lhes reservadas e obterá uma melhor compreensão do plano do céu a seu respeito.

Nesta lição você aprenderá sobre a existência das inteligências celestiais, ou Melahins, e que importante papel desempenham na vida dos filhos de Adonai. Vivendo, como estamos, num tempo repleto de perigos tanto visíveis como invisíveis, deveríamos ser gratos a Elohim por esses mensageiros celestiais aos quais ele comissionou para proteger-nos, confortar-nos e ministrar cada necessidade em todos os momentos de nossa vida.

Pergunta 1.    O que a palavra hebraica mal'ak, vertida comumente em português como "anjo" significa literalmente? (ver seção2)
Resposta:       __________________________________________
Pergunta 2.    Onde nas Escrituras  são os Melahins  (anjos) primeiramente mencionados e por que termo são ali referidos? (ver seção 4 segundo parágrafo).
Resposta:       __________________________________________
Pergunta 3.    Seriam os Melahims os espíritos dos que morreram? (ver seção 4, segundo parágrafo).
Resposta:       __________________________________________
Pergunta 4.    São os Melahims seres criados e uma ordem superior de criaturas, em relação ao homem? (ver seção 6, segundo parágrafo).
Resposta:       __________________________________________
Pergunta 5.    Cite dois homens aos quais o Melahim  apareceram nos tempos da Torah. (ver seção7).
Resposta:       __________________________________________
Pergunta 6.    Que atribuição é feita aos Melahims com respeito aos seres humanos que são fiéis a ao Eterno? (ver seção 8).
Resposta:       __________________________________________
Pergunta 7.    Quantos soldados assírios um Melahim destruiu num noite? (ver seção 13, terceiro parágrafo)
Resposta:       __________________________________________
Pergunta 8.    Quantos Melahms existem de acordo com Daniel? (ver seção 13, terceiro parágrafo).
Resposta:       __________________________________________
Pergunta 9.    Que fez um Melahim por Elias num tempo de grande necessidade? (ver seção 13, primeiro parágrafo).
Resposta:       _________________________________________
Pergunta 10.  Os Melahims algumas vezes assumem a forma humana quando aparecem entre nós (ver seção 11).
Resposta:       _________________________________________

Se você tiver qualquer comentário ou perguntas sobre esta lição, não deixe de fazer ...
                        ________________________________________________                      ________________________________________________                        ________________________________________________

Preenchido por:
Nome: ________________________________________________
Endereço: _____________________________________________
CEP:___________Cidade _______________ Estado___________

                                            SHALOM ...

No hay comentarios:

Publicar un comentario