jueves, 16 de febrero de 2012

Profetas Judeus das Sagradas Escrituras Hebraicas confirmados pela Historia

Curso de Formaçao Avançada  
Aporte Livre ao conhecimento sobre as
Escrituras Hebraicas
Conhecimento básico para um Ministro de Culto

Se tem duvidas pergunte a : “ N-Ben Yohanán “
“SHEMA ISRAEL :  ADONAI ELOHEINU ADONAI EJAD ...“
Ouve Israel : O Eterno nosso  Elohim é UM...

CAPITULO II – MODULO I
INTRODUÇÃO  PARA AS SAGRADAS ESCRITURAS


SHALOM......

 Veja este  TEMA hoje :

PROFETAS JUDEUS DAS SAGRADAS ESCRITURAS HEBRAICAS CONFIRMADOS PELA HISTÓRIA

1. AS SAGRADAS ESCRITURAS, que nossos profetas hebreus escrevem e deram ao mundo, são inigualáveis em sua excelência. São únicas, entre as inúmeras produções literárias. Nenhum outro livro é comparável As Sagradas Escrituras corrigidas vindas diretamente do Hebraico Aramaico, sem alteração do Grego, na Universidade de sua influência, em seus apelos ao coração. Embora seus vários livros tenham sido escrito por pessoas de uma só nacionalidade - nossos profetas hebreus - a influência das Ecrituras estende-se hoje a todas as nações da face da Terra, evidente que temos que buscar os escritos originais, desde os livros encontrados no mar morto e outros que se mantiveram intactos. Conquanto tenha sido completada há muitos séculos, já mais se torna obsoleta, e continuo o “best-seller” com grande margem. Até hoje sua vitalidade e poder de transformar e regenerar corações humanos permanecem sempre os mesmos.
2. Conquanto as Sagradas Escrituras se avantajo a todos os outros livros em vários sentidos, é no campo da Profecia  que ela resplandece com um brilho mais intenso. E o único livro que prediz acontecimentos futuros, deles falando com exatidão mesmo maior do que o que faz muito historiador ao referir-se a passado. Seus pronunciamentos proféticos constituem incontrovertível prova de sua origem celestial. O homem que leia uma profecia bíblica  e veja seu cumprimento num sucesso correspondente, é ele mesmo uma testemunha da fidedignidade dos antigos escritos. É neste ponto que as Sagradas Escrituras desafia o incrédulos e os agnósticos a demonstrarem sua alardeada sabedoria. Diz o Senhor ao Profeta Isaías:
·      “Anunciai-nos as coisas que ainda hão de vir, para que saibamos que  sois o Eterno Elohim...“Isaías 41:23.
3. Os textos seguintes acentuam esse destacado aspecto das Escrituras - A exatidão a predizer ao futuro :
·      “Lembrai-vos das coisas passadas da antigüidade; que Eu sou o Eterno, e não há outro semelhante a mim; que desde o principio anúncio o que há de acontecer, e desde da antigüidade as coisas que ainda não sucederam”. Isaías 46:9, 10.
·      “Certamente Senhor  não fará coisa alguma, sempre revelar o Seu segredo aos seus servos, os Profetas” Amós 3:7.
Com verdade se tem dito: “A Profecia é o Eterno escrevendo história antecipadamente”.
4. Dezenas e centenas de profecias que interessam a países, governos, cidades e indivíduos são encontradas nas Escrituras. Oh! Quem dera aprendessem os homens o inestimável valor da Profecia, pois e qual farol a indicar a rota de paz e segurança em meio às trevas e incerteza desta idade atômica.

Profecia a cerca dos Judeus
5. Israel é único povo que foi conquistado, expulso de sua pátria, e todavía permaneceu separado e distinto  entre as nações do mundo. Nações têm surgido e desaparecido, mas Israel, povo disperso por quase 2.000 anos, continua vivendo. Onde estão muitas das outras nações que foram vencidas? Onde estão os hititas, os amoritas, os amalaquitas, os cananeus, os filisteus, os moabitas, os midianitas, os caldeus, e uma legião de outros, demasiado numerosos para os mencionarmos? Onde estão? Perguntamos. Não podem mais ser encontrados. Não, amalgamaram-se entre as nações do mundo. Isto, porém não se deu com o povo judeu. Mesmo sem pátria, os israelitas têm conservados sua individualidade étnica através dos séculos.
Quando os judeus foram expulsos do seu país pelos exércitos romanos, em 70 E.C., espalharam-se por todas as partes do mundo, sem ser assimilados por outras nações; nunca foram perdidos de vista. Israel miraculosamente permaneceu separado e distinto como um povo, por quase 2.000 anos. Isto não foi acidente: foi na verdade a providência do Eterno.
6. A um homem piedoso perguntou um dia um incrédulo: “Que prova tem o senhor de que as Sagradas Escrituras seja a Palavra de Hashem, inspirada? Respondeu o interpelado com duas palavras: “Os Judeus!” Isto é verdade. Toda a vez que olhamos a um judeu, olhamos a um milagre do Eterno. O simples fato do que nós judeus ainda existimos como um povo é um dos maiores milagres. Isto prova que Adonai, Elohim  de Abraham, Isaac e Iacób – Israel,  ainda vive e reina no Universo...
7. Poder-se-ia perguntar por que o Eterno conservou o povo judeu separado e distinto do resto do mundo, por que os tem preservado miraculosamente? A resposta é simples. Ele não havia ainda cumprido seus propósitos acerca de Israel. Seu propósito, conservando Israel é cumprir as promessas feitas aos nossos antepassados:.
·      “Não temas, servo Meu, Iacób - Israel, diz o Senhor, porque estou contigo..., de ti não darei cabo; corrigir-te-ei, em justa medida, mas não te destruirei completamente, ”Jeremias 46:28 (J).
8. A um só povo se aplicava isto - e esse povo é Israel. Embora fossem penitenciado por seus pecados e erros cometidos, os israelitas haviam de ser preservados como um povo. Muitos povos antigos foram vencidos, e desapareceram no transcorrer dos séculos. Um só povo, porém, tem permanecido vivo, mantendo seu caráter distinto, sem possuir pátria; não uns breves anos, ou uns poucos séculos, mas por quase 2.000 anos! Se não existisse outra profecia para provar que as Escrituras Sagradas é verdadeira e de capa a capa, essa única profecia acerca de Israel deveria bastar para nos convencer.
Tivesse Israel sido amalgamado e perdido de vista, como se deu com muitas outras nações, teria então falhado as Escrituras e diria o povo: “Não existe o Eterno.” Não falharam, porém, as profecias concernentes a Israel. O povo judeu não se amalgamou com as nações. Nossa existência como judeus é para o mundo testemunha viva de que o Livro Sagrado, é para sempre verdadeiro e exato

Esau e Edom
9. Esaú era irmão gêmeo de Iacób. Acabamos de ver que, segundo a profecia bíblica , os filhos de Iacób permanecerão para sempre. E que diremos dos filhos de Esaú, o gêmeo de Iacób? Onde se encontram hoje? Onde seu reino? Eram antigamente conhecidos como edomitas. (Ver Gênesis, cap. 36). O Rei Herodas, último Rei de Judá, era edomita. Edom achava-se localizado na fronteira Sudeste da Palestina, entre o Mar Morto e o Golfo de Acabah. O território de Edom consistia  numa faixa estreita, montanhosa e estéril, de 160 Km de comprimento. Quando os israelitas saíram do Egito, em caminho para terra de Canaã, pediram aos edomitas permissão para passar por seu país. Lemos a esse respeito:
·      “Enviou Moisés de Cades mensageiros ao rei de Edom, a dizer-lhe “Assim dos teu irmão Israel: Bem sabes todo o trabalho que nos tem sobrevindos: como nossos pais desceram ao Egito, e nós no Egito habitamos muito tempo, e como os egípcios nos maltrataram, a nós e nossos pais; e clamamos ao Senhor, e ele ouviu a nossa voz, e mandou um anjo ( Melahim) , e nos tirou do Egito: e eis que estamos em Cades, cidade nos confins do teu país. Deixa-nos passar, eu te rogo, pela tua terra; não passaremos pelo campo, nem pelas vinhas, nem beberemos água dos poços; iremos pela estrada real; não nos desviaremos para a direita e nem para a esquerda, até passemos tua fronteira;. “Números 20:14-17 (J).
A resposta dos edomitas foi um enfático “Não”! Toda a história nos ensina que os que bendiziam os filhos de Israel eram benditos do Eterno, e os que os maldiziam eram  pelo Eterno  malditos. (Ver Gênesis 12:3) . Foi ele que dera aos edomitas sua terra. Lemos em Josué 24:4 (J) estas palavras.
·      “A Isaque dei Iacób e Esaú; e a Esaú dei em processão o Monte Seir.”
A capital do Edom era Petra. Era uma fortaleza construída na sólida rocha. Diz-se-ia que o reino de Edom permanecesse para sempre. Era tão inacessível  que mesmo hoje é muito difícil chegar lá , embora muitos visitantes se arrisquem  a fazer a difícil escalada para ver a antiga Petra, uma das grandes maravilhas do mundo, localizada na parte sul do reino da Jordânia. Muitos dos Profetas hebreus falaram acerca da sorte final dessa poderosa fortaleza. O Eterno teve um conflito com os edomitas. O profeta Malaquías bem o expressa nestas Palavras.      
·      “Sentença pronunciada pelo Senhor contra Israel por intermédio de Malaquias. Eu vos tenho amado, diz o Senhor; mas vós dizeis: em que nos tens amado? Não foi Esaú irmão de Iacób? disse o Senhor; todavia amei a Iacób, porém aborreci a Esaú;  fiz dos seus montes uma assolação, e dei a sua herança aos chacais do deserto. “Malaquias 1:1-3.
·      “Tu, que habitas nas fendas das rochas, que ocupa as alturas dos outeiros, ainda que eleves o teu ninho como a águia, de lá te derrubarei, diz o Senhor. Assim será Edom objeto de espanto; todo aquele que passar por ela se espantará.” Jeremias 49:16,17.
·      “Eis que Eu...... te farei desolação e espanto. Farei desertas as tuas cidades e tu serás desolada;........ Em perpétuas desolações te porei, e tuas cidades já mais serão habitadas;........ Desolados serás, ó monte Seir, e todo Edom, sim, todo,”  Ezequiel 35:3 4,9, 15.
Elohim  disse que a “Herança de Edom seria dada aos “chacais” do deserto.” Edom  seria uma desolação. E isso é  exatamente o que os visitantes encontram quando visitam hoje as famosas ruínas de Petra. Não se pode, entretanto, deixar de administrar a requintada beleza das pitorescas esculturas e relevos arquiteturais esculpidos nas muitas formações coloridas de rocha. Eis como The Universal Jewish  Encyclopédia, vol. 8 p. 471, art. Petra,” descreve a cidade, esculpida da sólida rocha de variegadas cores de vermelho, castanho, púrpura e amarelo.
“Em resultado de sua situação, Petra era importante ponto de junção para o comércio entre o Sul da Arábia e o Egito, e tornou-se riquíssima. Isto se prova pela imensas ruínas ali encontradas, inclusive sepulcros, templos, ruas, pontes, aquedutos e outras obras públicas. Estas são na maioria esculpidas na rocha e adornadas com magníficas fachadas. O número de lugares altos e templos é notavelmente vasto, entretanto, ignora-se se todos esses lugares eram de fatos sagrados. Todos os santuários dava idéia dos cultos dos povos semíticos em geral e dos objetos sagrados da antigüidade bíblica em particular.”
Hoje Petra se apresenta como um flagrante exemplos das muitas predições bíblicas encontradas nos livros de Obadias, Jeremias, Joel, Ezequiel e outros - predicações de que essa rica, poderosa e famosa cidade se tornaria uma desolação, assim permanecendo até o fim do templo.

Profecia Acerca da Babilônia

10. Todo o estudante de escola superior está familiarizado com a história da outrora grande império da Babilônia. Sua capital, no templo de Nabucodonosor, era uma das 7 maravilhas do mundo, com seus luxuriantes jardins e locais de prazer, e seus dois palácios reais. Com razão era chamada “a cidade áurea de uma áurea idade.” Nela se achava o imponente templo de Marduk e os lindos jardins suspensos em altos terraços sucessivos. Foi a maior cidade da antigüidade, executando-se talvez Tebas, no Egito. A “nova cidade” era circundada por uma alta muralha dupla e um fosso, que se uniam `a velha muralha, protegendo o interior da cidade, Soberba, magnificante e jactanciosa, Babilônia era a senhora do mundo.
Mas, embora Babilônia se achasse então no fastígio de sua glória e poder, o profeta hebreu Isaías foi pelo Senhor ordenado a fazer a seguinte ousada predição concernente àquela metrópole do mundo.
·      “ Babilônia, a jóia dos reinos, glória e orgulho dos caldeus, será como Sodoma e Gomorra, quando o Eterno as transformar. Nunca jamais será habitada, ninguém morará nela de geração em geração; o árabe não armará ali a sua tenda, nem tampouco os pastores farão ali deitar os seus rebanhos. Porém nela as feras do deserto repousarão, e as suas casas se encherão de corujas, ali habitarão as avestruzes, e os sátiros pularão ali. As hienas uivarão nos seus castelos, os chacais nos seus palácios de prazer, estas prestes a chegar o seu tempo, os seus dias não se prolongarão “Isaias 13:19-22.
Onde se encontra Babilônia hoje? Belsazar, seu último monarca reinante, foi vencido e morto pelos soldados de Média-Pérsia, em 539 A . E. C. , mais ou menos 150 anos depois que a fatal predição fora feita pelo profeta. A século que a cidade de Babilônia é um vasto aglomerado de ruínas - uma desolação; não mais foi habitada; não mais foi habitada. Em seu presente estado de desolação, Babilônia apresenta um constante desafio a todos os incréus.
O profeta Jeremias acrescentou a seguinte predição, acerca da Babilônia:
·      “A Caldéia (Babilônia) servirá de presa, todos os que a saquearem se  fartarão, diz o senhor... Vinde contra ela todos os confins da Terra.... destruí-a de todos” Jeremias 50:10,26.
A história confirma o comprimento desta profecia maravilhosa. Nenhuma cidade foi tão freqüentemente saqueada e roubada de suas riquezas aparentemente inexauríveis, como foi Babilônia, Cirpo Xerxes, Alexandre o Grande, os partos e o romanos sucessivamente  despojaram magnificente cidade.

Profecias da Restauração de Judá, do Cativeiro Babilônio

11. Pouco tempo depois da morte do Rei Salomão, o reino de Israel foi dividido em dois reinos separados. As dez tribos continuaram sob o nome de reino de Israel, tendo sua capital primeiro em Siquém e depois em Samaria. Seu templo foi construído no Monte Gerizim.
As duas tribos de Judá e Benjamim tornaram-se conhecidas com o reino de Judá, com capital e templo em Jerusalém. Cerca de 722 A . E. C, o reino do norte, das dez tribos, foi a em cativeiro assírio. Posteriormente em 586 A .E.C, Jerusalém foi destruída e o reino do Sul, foi em cativeiro Babilônio. Isto ocorreu nos dias do profeta Jeremias. Quanto tempo devia durar este cativeiro? Terá Jeremias qualquer coisa a dizer sobre esse assunto? Lemos em Jeremias 29: 10 esta surpreendente predição:
·      “Assim diz o senhor: logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a Minha Boa Palavra, tornando a trazer-vos para este lugar.” Ver também Jeremias 25:7-14.

No princípio do cativeiro, um jovem muito piedoso, de nome Daniel, foi levado cativo de Jerusalém. Tornou-se um dos grandes líderes de Babilônia. Depois que Babilônia foi vencida pela Média-Pérsia, em 539 A .E.C , Daniel ficou muito preocupado com a terminação do cativeiro de Judá. Conhecia a predição de Jeremias. Lemos no livro de Daniel (9:1,2) acerca deste assunto:
·      “ No primeiro ano de Dario, filho de Assuero, da linhagem dos medos, o qual foi constituído rei sobre o reino dos caldéus, no primeiro ano de seu reinado, eu, Daniel entendi, pelos livros, que o número de anos de que haviam de durar as associações de Jerusalém, era de setenta anos.”

Daniel entendeu que esta profecia começaria a ter cumprimento dentro de apenas dois breves anos. Como efetuaria o Eterno essa prometida restauração? O Senhor nunca é apanhado de surpresas. Ele opera de modos misteriosos para realizar seus desígnios.
Por exemplo: muito antes do cativeiro de Judá, Elohím delineou planos para a queda de Babilônia e a restauração de Judá. Ele até nomeou antecipadamente o homem que realizaria ambos estes objetivos. O profeta Isaias, mais de cem anos antes do cativeiro de Judá, escreveu o que se haveria de dar. Eis uma das mais notáveis predições de toda as Sagradas Escrituras.
·      “Assim diz o senhor ao seu ungido, a Ciro a quem tomo pela mão direita, para  abater as nações ante a sua face; e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, que não se fecharão. Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei as trancas de ferro, darte-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor.” Isaías 45: 1-3.

O Eterno continua então afirmando que ele nomeou Ciro antecipadamente e que ele tornaria Ciro vitorioso sobre os inimigos por amor a Israel, seu povo eleito.
·      “Eu sou o Senhor, o Elohim de Israel, que te chama pelo teu nome. Por amor de meu servo Iacób, e de Israel, Meu escolhido, Eu te chamei pelo teu nome e te pus o sobrenome, ainda que não me conheces.” Isaías 45:3,4.

12. Notemos agora como o Eterno operou para cumprir a profecia acima citada, na última noite do Império Babilônio, no ano 539 A .E.C.:

·      O rei Belsazar deu um grande banquete e mil de seus grandes, e bebeu vinho na presença dos mil..... no mesmo instante apareceram uns dedos de mão de homem e escreviam de fronte ao candeeiro, na caiadura da parede do palácio real; e o rei via palma da mão que escrevia.: Daniel 5:1,5 (J).
O rei da Babilônia ficou muito assustado, e afinal Daniel foi chamado a sua presença:
·      “Falou o rei, e disse a Daniel: És tu aquele Daniel, dos cativos de Judá, que o rei, meu pai, trouxe de Judá? Tenho ouvido dizer a teu respeito que o espírito dos deuses está em ti, e que em ti se acham luz, inteligência e excelente sabedoria. ”Daniel 5: 13,14.
·     
Daniel assim respondeu ao rei:
·      “Ó Belsazar, não humilhaste o teu coração, ainda que sabías tudo isto. E te levantaste contra o Senhor dos Céus, pois foram trazidos os utensílios da casa dele {o templo construído pelo rei Salomão} perante ti, e tu, os teus grandes, as tuas mulheres e as tuas concumbinas, bebeste vinho neles, e deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, quem não vêem, não ouvem, nem sabem, mas o Eterno, em cuja mão está a tua vida, e todos os teus caminhos, a Ele não glorificaste. Então da parte dele foi enviada aquela mão que traçou esta escritura. Esta, pois, é a escritura que se traçou: MENE, MENE, TEQUEL E PARSIM. Esta é interpretação daquilo MENE: Contou Adonai teu reino, e deu cabo dele. TEQUEL: pesado foste na balança, e achado em falta. PERES: Dividido foi o teu reino, e dados ao medos e aos pérsas.” Daniel 5:22-28 (J).

Antes de transcorrida a noite, a cidade Babilônia foi tomada, foi  morto o rei Belsazar, e o rei Ciro, dos medos e persas, tornou-se o chefe de um novo império mundial. Isto ocorreu em 539 A .E.C.

Este grande feito foi realizado em harmonia com a palavra profética acima citada, em Isaías 45:1,3. O exército conquistador persa fez uma inesperada incursão no coração da capital Babilônia, através do canal do rio, cujas águas haviam sido desviadas, e tal como a profecia especificara:” Para abrir diante dele as portas, que não se fecharão. Eu irei adiante de ti,”, o exército encontrou as portas internas escancaradas e desguarnecidas. Assim os cativos judeus viram claramente o literal cumprimento da grande profecia de Isaías, e assim podiam estar confiantes de que a profecia de Jeremias acerca da restauração também logo se haveria de cumprir.

Pouco mais tarde, Daniel foi lançado numa cova de leões, por causa de sua fidelidade o Eterno; mas depois que o senhor o livrou, o novo soberano proclamou a todos os povos de seu vasto domínio o seguinte decreto:
·      “Paz vos vela multiplicada! Faço um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o Elohim de Daniel; porque ele é o Eterno que  vive e que permanece para sempre; o seu reino não será destruído, e seu domínio não terá fim. Ele livra e salva, e faz sinais e maravilhas no céu e na Terra; foi ele quem livrou Daniel do poder dos leões “ Daniel 6: 25-28.

Em 536 A .E.C. outro decreto foi publicado:
·      “Ora, no primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor , por boca de Jeremias, despertou o senhor o espirito de Ciro, rei da Pérsia o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo: Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Todo Poderoso dos Céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém de Judá. Quem dentre vós é de todo seu povo? Seja o seu Elohim  com ele, e suba a Jerusalém, que está em Judá e edifique a casa do Senhor, Santo de Israel, (ele é o Eterno) que está em Jerusalém. Todo aquele que restar em algum lugar em habita, os homens ajudarão com prata, ouro, bens e gados, afora as dádivas voluntárias para a caso do Senhor, a qual está em Jerusalém.” Esdras 1:1-5  (H).

Assim vemos o exato cumprimento da predição do profeta Isaías, feita acerca de 150 anos antes:
·      “Que de Ciro:  Ele é Meu Pastor, e cumprirá tudo o que me apraz; que digo também de Jerusalém: será edificada; e  do tempo: Será fundado.” Isaías 44:28.
·      “Eu na Minha justiça o suscitei [Ciro], em todos os seus caminhos o dirigirei; ele edificará a Minha cidade, e libertará os Meus exilados, não por preço nem por presentes, diz o Senhor dos Exércitos.” Isaías 45:13 (H).
Os livros de Esdras e de Neemias dão por menores completos acerca da restauração de Jerusalém e reconstrução do sagrado templo do Eterno.

Outras Profecias

13. O espaço não permite citar outras profecias, exatamente tão específicas como as que aqui consideramos, e tão convincentes. As páginas da Sagrada Escritura são abundantes em ousadas predições acerca de Jerusalém, da Judéia, das doze tribos de Israel, de Samaria, Filístia, Moabe, Gaza, caldéia, Síria, Nínive, Média-Pérsia, Grécia, etc. Muitas dessa profecias já se cumpriram, enquanto outras se acham no processo de se cumprirem.

Clamam as Pedras

14. Por décadas os autores incrédulos e os adeptos da chamada alta crítica se empenharam em desprestigiar as Sagradas Escrituras alegando que algumas de suas referências históricas  a pessoas e nações, eram meras lendas, tanto mais quanto não se encontram documentos  que se confirmam-se historicamente.
Esses detratores das Sagradas Escrituras, com o decorrer dos anos se foram tornando mais e mais ousados até que, os olhos de alguns professores e estudantes, a Bíblia nada mais era do que uma coletânea de contos mitológicos. Entretanto, sobreveio uma mudança quando, em 1799, foi descoberta a famosa pedra de Roseta, não longe da desembocadura do Nilo, e as inscrições egípcias foram decifradas pelo sábio francês Champollion, em 1822. Assim ele proveu uma chave que descerrou os segredos das inscrições do Egito antigo e outras nações orientais. A Arqueologia teve enorme impulso. As pedras começaram  a clamar, e seu testemunho foi elucidativo. Cada documento desenterrado serviu de reivindicação  do Livro Sagrado e, além do mais pois amostra a calva dos críticos. Os que duvidavam mas eram sinceros puseram à margem suas cavilações, tornando se entusiastas defensores de infalibilidade das Escrituras. Em 1888 o conhecido orientalista e arqueólogo Professor A . H Sayce, escreveu acerca dos hititas:
Descobertas tem revidados as objeções dos críticos. Não o autor das Escrituras Sagradas, mas o autor moderno demonstra-se desconhecedor da história contemporânea, os hititas foram um real poder: - TheHitites, the Story of a Forgotten People,  segunda edição p. 11 (Fleming H. Revell co Nova Iork, n.d.).
15. Com razão se dito que as escrituras são uma bigorna que já desgastou muito malho, “As Sagradas Escrituras principalmente atualizada, traduzida diretamente do Hebraico  é um livro que tem sido efetuado, demolido, subvertido e explodido mais vezes do que qualquer outro livro. De quando em quando se levanta alguém que pretende derribar esse livro, e isso é tal qual querer tombar um sólido cubo de granito. É exatamente tão grande numa face como na outra, e uma vez tombado, continua em pé, e tombado de novo, em pé continua ainda... Tantas vezes combatido, este livro mostra todavia notáveis sinais de vida.”H.L. Hastinhgs Will teho World Book Stand? Pp. 11,12 (review and Herald Publishing Assn,,Washington, D.C.: n. d).

16. As Sagradas Escrituras dizem a nos onde nos achamos hoje, no decurso dos séculos e o que se pode esperar no futuro. Tudo o que a profecia predisse como devendo acontecer até o tempo presente tem sido rastreado nas páginas da História, e podemos estar certos de que o restante se cumprirá sucessivamente.
17. Entre as teorias, especulações e opiniões  humanas, unicamente estes Escritos Sagrados desconhece mudanças. Tal qual seu autor Perfeito e Eterno, é a mesma ontem, hoje e para sempre.

·      Toda a carne é erva, e toda a sua glória como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Elohim permanece eternamente. “Isaías 40:6.

Prezado leitor, faça das Sagradas Escrituras Hebraicas o seu conselheiro, busque a verdadeira Original, ponha a regra do seu viver diário, pois não só apresenta um perfeito modelo de caráter, mas também a guia infalível em todas as circunstâncias e condições, guiando pelas veredas da verdade e justiça, até o último fim da jornada da vida.

Questionários para a lição


As Sagradas Escrituras  Hebraicas  é o único livro do mundo em que a história se acha escrita antecipadamente. O mundo já testemunhou o literal cumprimento de centenas profecias escrituristicas. Portanto, temos a certeza de que as profecias que tratam de acontecimentos futuros também se hão de cumprir.

Pergunta         1. Que capítulo e versículo do livro de Isaías nos dizem que o Eterno anuncia o fim desde o princípio? (ver seção 3)
Resposta_____________________________________________________
Pergunta         2. De acordo com Amós 3:5, a quem e porque meio de quem revela Elohim  o Seus Segredos ? (seção 3)
Resposta:_____________________________________________________
Pergunta         3. A existência de que povo é um milagre do Eterno? (seção 5 e 6)
Resposta______________________________________________________
Pergunta         4. Porque o Eterno preservou milagrosamente? (seção 7)
Resposta________________________________________________
Pergunta         5. Que é um das grandes provas para o mundo, de que as Escrituras Sagradas, são exatas e Verdadeiras? (seção 8)
Resposta_________________________________________________
Pergunta         6. Que disse o profeta Malaquias havia de acontecer ao reino dos edomitas, filhos de Esau? (seção 9
Resposta_________________________________________________
Pergunta         7. Isaías assemelha a completa subversão de Babilônia a que duas cidades? (seção 10)
Resposta__________________________________________________
Pergunta         8. (a) Quantos anos esteve o povo de judá? (seção 12)
Resposta___________________________________________________
Pergunta         9. (a) Qual o nome da pedra que proveu a chave que descerrou os segredos dos tesouros literários do Egito antigo e certas outras nações orientais? (seção 14)
Resposta___________________________________________________
Pergunta         9. (b) Em que anos foram decifrados? (seção 14)
Resposta___________________________________________________
Pergunta         10. Por que as Sagradas Escrituras são  comparada a um sólido cubo de granito? (seção 15)
Resposta____________________________________________________
Pergunta         11. Por que temos a certeza de que as profecias não cumpridas ainda, hão de se cumprir-se a risca? (seção 16)
Resposta____________________________________________________
Pergunta         12. Por quanto tempo permanecerá a palavras de Elohim? (seção 17)
Resposta____________________________________________________
Pergunta         13. Depois de ver a exatidão da profecia, está o leitor convicto de ser a Sagradas Escrituras o Livro que se pode com segurança seguir, como guia diário de nossa vida?
Resposta__________________________________________________________

Queira fazer seus comentários no espaço a baixo
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Preenchido por:
Nome: ____________________________________________
Endereço: _________________________________________
CEP:_____________Cidade____________ Estado_________


SHALOM...

No hay comentarios:

Publicar un comentario