jueves, 16 de febrero de 2012

O FUTURO PREDITO PELOS PROFETAS DE ISRAEL

Curso de Formaçao Avançada   
Aporte Livre ao conhecimento sobre as
Escrituras Hebraicas
Conhecimento básico para o Ministro de Culto

Se tem duvidas pergunte a : “ ENE-Ben Yohanán “
“SHEMA ISRAEL :  ADONAI ELOHEINU ADONAI EJAD “
Ouve Israel : O Eterno nosso  Elohim é UM...

             VEJA ESTE TEMA QUE INTERESSANTE...

                                  TEMA 3º DO CAPITULO II – MODULO I


O FUTURO PREDITO PELOS PROFETAS DE ISRAEL

               1.Olhando para o mundo de hoje, vemos a Terra abalada pela fúria de forças em oposição. O mundo político está fervilhando e se agita como  o mar tempestuoso. Para onde quer que volvamos os olhos, só vemos grossas nuvens a aglomerar-se pressagiando tempestades cada vez terríveis e destruidoras. Depois de tudo o que a sabedoria, engenho, educação, filosofia, ética e governo humanos têm conseguido, o mundo ainda está enfermo e a gemer. Mil e uma panacéias tem sido sugeridas e tentadas, mas ainda não encontrou uma que se tenha demonstrada como bálsamo salutar para todos os males de um mundo conturbado e abatido.

2. Haverá de prosseguir intérmino este relatório de fracasso humano Há de perpetuar-se este tumulto e convulsão de nações? Não vão jamais cessar a discórdia e a contenda, ou haverão de um dia reinar a paz e harmonia neste conturbado planeta? Temos algum meio de saber exatamente qual é destino deste mundo e da raça humana?

3. É evidente que o homem, dentro e fora de si mesmo, é inteiramente incapaz de responder a estas perguntas com qualquer grau de certeza. Se não houvesse mais revelação que a sabedoria que a sabedoria do homem, jamais se poderia erguer a cortina atrás da qual o futuro, e o mundo doente amanhã permaneceria um mistério sempre impenetrável.
Entretanto, há que conhece e lê o futuro como livro aberto. O Eterno, Arquiteto nos deu uma prova da Profecia que prediz o curso dos acontecimentos humanos até a consumação de todas as coisas terrenas. Pensai nisso! O poderoso deus faz o débil participar de sua confiança, como está escrito.

“Certamente o senhor não fará causa alguma, sem primeiro relevar o seu segredo aos Seus Servos, os profetas.” Amós 3: 7 (ARA)

Em sua infinita sabedoria, Adonai tem muitas vezes falados aos homens em sonhos e visões noturnas, desdobrando-lhes misericordiosamente o incerto futuro. E assim é que Ele falou a seu povo nas mensagens dos profetas hebreus.

4. Há cerca de 2.500 anos, quando o povo judeu estava exilado, em Babilônia o Elohim  de Abraão empregou o método do sonho para desvendar o futuro a Nabucodonosor, o poderoso monarca do Império Babilônico. O relato deste episódio encontra-se no segundo capítulo do livro de Daniel.

“E no segundo ano do reinado de Nabucodonosor teve Nabudonosor un  sonhos; e o seu espirito perpetuou, e passo-lhe ao seu sono.”(Daniel 2:1 ( ARA).
O rei ficou profundamente impressionado por esse estranho sonho, o seu espírito se perturbou, e passou-lhe o seu sono, Daniel 2:1 (ARA).

O rei ficou profundamente impressionado por esse estranho sonho, apesar do fato não poder lembrar-se dele exatamente . Esta experiência foi previdencial, pois o pretenso  saber dos magos prognosticadores da Babilônia estava em via de ser desmascarado, e o Eterno dos hebreus estava para ser engrandecido.

Os Sábios Pagaos Provados

5. Por ordem do rei todos os magos e astrólogos - em suma todos os sacerdotes e profetas dos Deuses da Babilônia - foram convocados às pressas e “se apresentam perante o rei.” Ele os desafiou a fazer o conhecido teor do seu sonho. Esses professos sábios diziam-se possuidores de sabedoria sobre0humana e capacidade de predizer o futuro. Com base em suas pretensões, honras e previlégios especiais se lhes havia concedido, e esta ocasião lhes enseja uma oportunidade de demonstrar seus poderes sobre naturais perante o perplexo e conturbado soberano, mediante a descrição do seu sonho. Eles a princípio tentaram escapar à convocação mas isso apenas serviu para despertar no rei suspeitas quanto a honestidade deles. Ao insistir ele que provassem sua arrogante pretensão pelo fazer-lhe conhecer os sonhos e respectiva interpretação, foram forçados a confessar, humilhados, sua inabilidade para fazer o que o rei exigia.
“Então o rei muito se irou e se enfureceu, e ordenou que matassem a todos os sábios da Babilônia.” Daniel 2:12 (ARA).

6. Entre os cativos hebreus em Babilônia estavam Daniel e seus três companheiros. Estes fiéis filhos de Elohim  estavam classificados entre os sábios da Babilônia e foram por sentenciados a morrer juntamente com os impostores babilônios.

“Então Daniel foi para a sua casa, e fez saber o caso de Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros, para que pedissem misericórdia ao Eterno do Céu, sobre este segredo, a fim de que Daniel e seus companheiros não parecessem, com o resto dos sábios de Babilônia”. Daniel 2:17, 18 (ARA).

7. Os olhos dos Oniscientes “passam por toda a Terra, para mostrar-Se forte para com aqueles cujo o coração é perfeito para com Ele.” II Crônicas 16:9 (ARA). Ele ouvi-lhes a oração e revelou o sonho e sua significação a Daniel numa visão da noite. Assim  é que eles, bem como os magos, foram salvos de morte certa. A vida dos ímpios é muitas vezes poupada por causa dos poucos justos que vivem entre eles. Bom seria que os ímpios reconheceram as obrigações sob as quais são assim colocados.

Nos Últimos Dias

8. Quando Daniel foi introduzido à presença do rei, humildemente declinou de todo crédito pela revelação que ele estava em vias de fazer, e deu toda a honra e a glória Àquele a Quem por direito pertenciam:
“Mas há o Eterno nos Céus, o Qual revela os mistérios; pois fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de ser nos últimos dias “Daniel 2:28 (ARA)

9. Há homens agora, como naquele tempo, que se gabam de sua consecuções intelectuais, alegando também ter capacidade  de prognosticar o futuro. Contudo, somente o Elohim  das Escrituras Sagradas possui tal conhecimento prévio, e este é o atributo distintivo do Senhor.
A capacidade de desvendar o inescrutável futuro com milênios de antecipação é prerrogativa exclusiva de Elohim, que o distingue  dos  deuses. O sonho de Nabucodonosor  é uma evidente ilustração do poder do Eterno de predizer eventos futuros.

10. A minuciosa descrição, por Daniel, do sonho esquecido de rei, assombrou grandemente o monarca que executava. Disse o profeta.
“Tu, ó rei, estavas vendo e eis aqui uma grande estátua; está que era imensa e de extraordinário esplendor, estava em pé diante de ti, e a sua aparência era terrível. A cabeça era de fino ouro, o peito e os braços de prata, o ventre e os quadris de bronze; as pernas de ferro, os pés em parte de ferro, em parte de barro. Quando estavas olhando, uma pedra foi cortada sem auxílio de mãos, feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou. Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais de fizeram como a palha das eiras no estio, e o vento os levou, e deles não se viram mais vestígios. Mas  a pedra, que feriu a estátua, se tornou em grande montanha que encheu toda a Terra”. Daniel 2:31,34, 35 (ARA).

Tão  confiante estava o profeta Daniel de ter dado uma representação verdadeira do sonho do rei, que acrescentou, com segurança:

“Este é o sonho: e também a sua interpretação diremos ao rei.” Daniel 2:36 (ARA).

11. Que dramático momento par o rei, ao reconhecer na descrição da imagem um exato retrato do seu sonho! Ansioso de conhecer o significado, ouviu com arrebatada atenção interpretação, dada pelo profeta, desses estranhos símbolos:
“Tu, ó rei de reis, a quem o Eterno do Céu conferiu o reino, o poder, a força e a glória; cujas mãos foram entregues os filhos dos homens, onde quer que eles habitem, os animais do campo e as aves dos céus, para dominasse sobre todos eles, tu és a cabeça de ouro.” Daniel 2:37, 38 (ARA).

Como o ouro é o mais fino de todos os metais, Babilônia foi o mais rico magnificente de todos os impérios terrestres; foi representada apropriadamente pela cabeça de ouro da imagem. Sua capital a cidade de Babilônia, é designada nas Escrituras como “a cidade de ouro”,  “uma taça de ouro”, “a senhora dos reinos”. Mas embora poderoso e glorioso era o império, não haveria de continuar para sempre, pois diz o profeta. Depois de  ti se levantará outro reino, inferior ao teu.” Daniel  2:38 (ARA).

Como a prata é inferior ao ouro, o império mundial que se segue, a Medo-Pérsia, representada pelo peito de braços de prata, foi inferior a Babilônia.

12. Não apenas foram preditos a queda da Babilônia e o surgimento da Medo-Pérsia, mas o próprio nome do general Medo-persa, Ciro, que conquistou aquele vasto império, foi predito mais de cem anos antes de nascer. Esta profecia está em Isaías 44:28:45:1 a 5 . Vamos citá-la em parte:

“Assim diz o Senhor ao seu ungido,  Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações ante a sua face; descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, que não se fecharão.” Isaías 45:1(ARA).

13. Esta predição cumpriu-se literalmente, mais de  100 anos após ser proferida. Por engenhoso estratagema, Ciro, ao conquistar Babilônia, cumpriu  tudo o que estava implícito nesta notável profecia. O relato da captura e queda da Babilônia em 539 A.C., sob o último monarca reinante, Belsazar, é registrado, finalmente, no quinto capitulo do livro de Daniel.

14.  Sucedendo a Medo-Pérsia o segundo império mundial, continua o profeta: “E um terceiro reino, de bronze, o qual terá domínio sobre a terra. “Daniel 2:39 (ARA).

A Grécia conquistou a Medo-Pérsia e torneou-se o terceiro império mundial, cumprindo assim esta profecia. A história nos conta que os primeiros soldados da Grécia eram chamados “os encouraçados de bronze”, porque a sua armadura era de bronze.

15. No capitulo oito de Daniel, versículo  20 e 21, a Grécia, que conquistou a Medo-Pércia, é designada pelo nome e se faz menção do “primeiro rei” (Alexandre o Grande) como alguém que teria o domínio do mundo. A história testifica do exato cumprimento desta profecia.

“Ele  (Dario III) foi derrotado no Grânico, em Issus, em Arbela (331 a.C.) e depois morto em fuga por um dos seus sátrapas. Alexandre  (o Grande), então tomou posse deste império, e dai em diante o povo grego suplantou os persas na parte em que eles haviam sido por dois séculos o poder dominante do mundo.” Henry S. Willians, The Historian’s History of the World, vol. 2, p. 631 (The Outbook Co., New York City, 1904).

16. O surgimento de Alexandre foi meteórico, e sua queda veio com rapidez ainda maior. Ele que governou o mundo, fracassou em subjulgar seus vícios avassaladores.

A história relata que Alexandre, numa orgia, esvaziou por duas vezes a taça de Hércules, que continha 6 copos de 250 centímetros cúbicos. Logo após foi acometido de violenta febre, de que morreu 11 dias depois de 32 anos de idade. As Escrituras dizem com muito acerto que “Melhor e o longânimo do que o herói da guerra, o que domina o seu espirito do que o que toma uma cidade.” Provérbios 16:32 (ARA).

Após a morte de Alexandre em 323 a.E.C., o império da Grécia foi dividido entre os seus generais, e assim chegou ao fim o quarto império mundial. Continua o profeta:

“O quarto reino será forte como ferro: pois, o ferro a tudo quebra e esmiuça: como o ferra quebra todas as coisas, assim ele fará em pedaços e esmiuçará.” Daniel 2:40 (ARA)

17. Há só uma monarquia que corresponde a esta descrição em cada pormenor, e essa é, “a férrea monarquia de Roma”, nome pelo qual o império romano é mundialmente conhecido. Descrevendo as conquistas romanas, o historiador Edward Gibbon, embora fosse céptico, emprega os mesmos símbolos usado pelo profeta Daniel. Diz ele:

“As armas da república (Romana).às vezes vencidas em batalha, sempre vitoriosas na guerra, avançaram a passos rápidos até o Eufrates,  o Danúbio, o Reno e o oceano; e as imagens de ouro, ou prata, ou benze, ou barro, que poderiam poderiam  servir para representar as nações e seus reis, foram sucessivamente quebradas pela férrea monárquica de Roma.” The History of The Decline and Fall of the Roman Empire, capitulo 38, “Observações Gerai sobre a Queda do Império Romano do Ocidente”(primeiro parágrafo).

18. Esta “férrea monarquia” haveria de Roma permanecer para sempre? Ao examinarmos os relatos da História, somos levados a compreender que nada que é de origem humana tem durabilidade. Separados do Eterno os governos humanos, são sua sorte a degeneração e desintegração. O império “de ouro” de Babilônia foi suplantado pelo de prata””da Medo-Pérsia; o “de prata” cedeu seu lugar ao “de bronze” que representava a Grécia’ e o “de bronze” foi substituído pelo "“térreo”  Império Romano. Prosseguido na interpretação do sonho, diz o profeta, ao passar do ouro par a prata, o bronze e o ferro da imagem profética: “ Quanto ao que viste dos pés e dos dedos em parte de barro de oleiro, e em parte de ferro, será isso um reino dividido; contudo haverá que nele alguma cousa da firmeza do ferro, pois que viste o ferro misturado com barro de iodo.” Daniel 2:41.

19. De acordo com esta profecia, mesmo a poderosa monarquia férrea de Roma haveria de sofre declínio e desintegrar-se. Precisamos somente volver-nos às páginas da Historia a fim de saber quão literalmente  se cumpriu esta profecia. Entre anos 351 e 476 d.E.C., O império Romano foi gradual mas seguramente, reduzido a fragmentos pela invasão de dez hordas bárbaras do Norte. Estas nações estabeleceram seus reinos sobre as ruínas de Roma Ocidental, e são conhecidas como alanos, os hércules, os vândalos, os ostrogodos, os visigodos, os francos, os lombardos, os suevos, o s anglo-saxões), (francos) maior parte destes reinos existe na Europa de hoje sob menos modernos, tais como Inglaterra (anglo-saxões), França (francos), Itália (lombardos), Portugal (suevos), Espanha (visigodos), Suíça (burgundos) Alemanha (alanos).

20. Os dez reinos em que Roma foi a princípio divida são simbolizados pelos 10 artelhos da imagem. Como os artelhos são as últimas partes da imagem e nada há além deles, assim o estado dividido de Roma, que é a Europa como a temos conhecido por séculos, é o palco em que se desenrolarão as cenas finais da história deste mundo. A profecia declara que dos dias de Daniel ao tempo de fim, haveria exatamente quatro impérios mundiais.  A História serva de Profecia, prova que a predição é verdadeira. Houve de fato quatro impérios desde de o tempo de Daniel: Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia e Roma. A Europa atual é apenas um continente dividido, tal como a profecia predisse, “em parte forte e em parte fragmentada.

21. Desde de a queda de Roma, numerosas tentativas têm sido feitas por governantes ambiciosos para amalgamar os fragmentos heterogêneos num vasto império mundial, mas tais esforços têm fracassado. Napoleão  Bonaparte morreu na ilha de Santa Helena como desiludido monarca, com suas esperanças de domínio  naval ofuscada. O Kaiser alemão Guilherme II tentou estabelecer um império mundial quando colocou seu exército contra a Bélgica e iniciou  1ª Guerra Mundial. Adolfo Hitler tentou-o quando de inicio ao holocausto conhecido como 2ª Guerra Mundial. Todos esses sonhos de conquista mundial estavam condenados ao fracasso, porque a profecia bíblica era contra eles. Jamais serão as nações da Europa colocadas sob um governo para formar um todo unido. Prossegue a profecia.

22. “Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão, mediante casamento, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro se mistura com o barro” Daniel 2:43 (ARA).

A profecia que aquilo que não poderia ser alcançado pela força seria tentado por uniões matrimoniais - a mistura da “semente humana” entre as famílias reais da Europa. Assim ocorreu, de fato, este costume de casamento recíproco tornara-se tão universal  que 1ª Guerra Mundial foi, com razão, chamada por alguns de “ briga de família”. O rei da Inglaterra, o czar da Rússia e  rei da Grécia eram primos irmãos dos reis da Noruega e da Dinamarca, e primos  uns dos outros, sendo todos os cinco, netos de Cristiano IX da Dinamarca. O rei Jorge V da Inglaterra e o  Kaiser Guilherme da Alemanha eram primos. A ex czarina da Rússia, a rainha da Noruega e a rainha da Grécia eram todas netas da rainha da Inglaterra e, portanto, primas irmãs entre si. O Kaiser da Alemanha e a rainha Sofia da Grécia eram irmãos.

23. Mas apesar destas uniões matrimoniais “mistura” da “semente humana” como a denomina o profeta, a união da Europa, a soldagem dos fragmentos da quebra não foi nem poderia ter sido efetuada, pois o Senhor declara: “Mas não se ligarão um ao outro,  assim como o ferro não se mistura com o barro”. Estas seta palavras da predição divina esboçam o curso da História desde a queda do Império Romano.  Elas  têm ofuscado as esperanças e aspirações de ditadores nos  14 séculos que se passaram e continuarão a faze-lo até  fim do drama mundial.

24. Referindo-se as nações da Europa Ocidental , diz o Senhor .
“Mas, nos dias destes reis, o Eterno  suscitará um reino que não jamais destruído, este reino não passará a outro povo: esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo substituirá para sempre, como viste que do monte foi cortado uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata, e o ouro. O grande EU SOU fez saber ao rei que há de ser futuramente. Certo é o sonho, e fiel é a sua interpretação.” Daniel 2:44, 45 (ARA).

Aqui lemos que “nos dias destes reis (representados pelos dez artelhos) o Eterno do Céu levantará um reino que não será  jamais destruído.”

25.  Mas qual é o significado desta pedra que sai da montanha e torna um grande reino? Temos somente de volver-nos para as Sagradas Escrituras a fim de achar a resposta.  Leiamos em Gênesis 49:24 (ARA):

“O seu arco, porém permanece firme, e os seus braços são feitos ativos pelas mãos do poderoso de Jacó, sim pelo Pastor e pela pedra de Israel.”
O Dr. Joseph Klausner, um erudito judeu, diz:
“Quase tudo em Daniel é messiânico em espirito, mas o capítulos 2:6-9 e 12, são messiânicos em essência.” Messianic Ideal in Israel, p. 228 (Mac Millan Co, New York City: 1955). Comentando Daniel 2: 44, em particular, diz: Este reino é o reino messiânico mundial.”- Idem.

Em seu comentário de Daniel 2:44 o Dr, Judah J. Slotki assim identifica o reino que há de ser estabelecido pelo Eterno. “O reino messiânico.” - Daniel, Ezra Nehemiah, p. 19 (Soncino Press, London; 1906). E explica a pedra mencionada no verso 45 como “ o  reino messiânico sugerido no verso procedente”- Idem.

No Midrash Rabbah, acerca de números, capítulo 13, secção 14 (vol.2, p. 528, da edição Soncino de 1961), foi feita uma pergunta acerca do que diz Salmo 89:26, nestes termos:

“Como  sabemos  que é concernente  ao rei Messias?” na resposta, citam-se Salmo 72:8 e Daniel 7:14, mais a declaração de Daniel, que “ a pedra que feriu a estátua fez-se um grande monte, e encheu a Terra. Ib, 11,35. “Assim, mestres judeus, tanto antigos como moderno, têm  ensinado que o reino a ser estabelecido na Terra por Elohim  nos últimos dias será o domínio universal e eterno Rei Messias.

Por aí se vê claramente que o reino do Messias é aquele a que se faz referência como a pedra que é cortada do monte, sem mãos.

26. Lembremo-nos da promessa de Messias conforme registrada em Salmo 96:11,13 (ARA)

“Alegrem-se os céus, e a terra exulte; ruja ao mar e a sua plenitude. Folgue  o campo e tudo o que nele há; regozijem-se todas as árvores do bosque, na presença do Senhor, por vem, vem julgar a Terra; julgará o mundo com justiça, e  os povos, consoante a sua fidelidade."

A condição do mundo atual aponta para a breve vinda do Messias. Não estamos vivendo nos dias da cabeça de ouro (Babilônia), ou do peito e braços de prata (Medo-Pérsia), ou de ventre e coxas de bronze (Grecia), ou das pernas de ferro (Roma),  nem estamos vivendo no começo dos 10 artelhos. Com exatidão disso o poeta:

“Nos pés de ferro e barro, lá onde estão, já fracos, divididos, passarão.

Que grande drama ocorrerá em seguida?

O Messias, Sua vinda e a Eterna vida.”

27. A promessa da vinda do Messias, o Ungido por quem temos por tanto tempo esperado para redimir a Israel, faz-nos lembrar a história do pai que tinha levado a filhinha par nadar no Oceano Atlântico. Ele a ensinara a flutuar e nesse dia enquanto boiavam a corrente os levou rapidamente mar afora. Após serem levados pelas ondas durante algum tempo, o pai levantou a cabeça e olhou para a praia. Para seu espanto, percebeu que ele e a filha tinham sido  levados para o alto mar. Compreendendo que não poderia voltar à praia com filha, instruiu a para continuasse boiando enquanto ele iria trazer o salva-vidas para que a levassem de barco. Ao alcançar a praia, ele desmaiou de exaustão. Os salva-vidas rapidamente e reanimaram a ele lhes falou da filha que vagava no oceano. Ele rapidamente o colocaram no barco e se fizeram ao mar. Ela não estava onde o pai pensava que estivesse, e todos temeram que estivesse afogado. Mas, tendo fé em deus, continuaram as buscas com os salva-vidas. Finalmente, notaram à distância alguma coisa que subia e descia, achando que poderia ser a menina, remaram ate bem perto do objeto. Para feliz surpresa do todos, era ela. Quando o bote surgiu ao lado dela e ele a tomou nos braços; ela disse: “Papai eu  sabia que o senhor ia voltar”.

28. Assim é com o Israel do Eterno hoje. Sabem que o Messias virá. Crêem  em Adonai e esperam pelo Messias Yeshua , ó Rei de Israel.

Portanto, amado leitor, erga os olhos acima das coisas transitórias deste mundo, que tão brevemente  hão de passar, e como nosso pai Abraão ponha a sua afeição no reino do Eterno, onde reinarão supremas a paz, a justiça e a eterna alegria. Daniel, um dos profetas de Israel, declarou:

“Certo é o sonho, e fiel a sua interpretação.” Daniel 2:45 (ARA).

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO
O FUTURO PREDITO PELOS PROFETAS DE ISRAEL

Em Daniel 2, Elohim levou o futuro deste mundo desde os dias de Daniel até os nosso dias e mais além, ao fim desde mundo, cobrindo um período de 2.600 anos. Isto  é História contada de antemão por Elohim o  infalível.
Reinados vieram e se foram, tal como a profecia indicava. Portanto, sabemos que a parte não cumprida da profecia certamente ainda ocorrerá conforme predito.

Pergunta 1.    Qual era o nome do rei que o Eterno revelou o futuro por meio de um sonho? (ver seção 4)
Resposta:_______________________________________________
Pergunta 2.    Que livro da Escritura registra este singular? (ver seção 4)
Resposta:_______________________________________________
Pergunta 3.    (a) Ao defrontarem-se com o decreto de morte expedido pelo rei, o que Daniel e seus três companheiros hebreus fizeram? (ver seção 6)
Resposta:______________________________________________
                        (b) A oração deles foi atendida? (ver seção 7.)
Resposta:       ___________________________________________

Pergunta 4.    O que viu o rei em seu sonho (ver seção 10)
Resposta:       ___________________________________________
Pergunta 5.    De que metal era feita a cabeça da imagem?_________
                        De que metal eram os braços e o peito?_____________
                        De que metal era o ventre?_____________________
                        De que metal eram as pernas?___________________
                        De que metal eram feitos os pés? (ver seção 10)_____
Pergunta 6.    Quantos império mundiais estão relacionados na profecia de Daniel? (ver seções 11 - 17)
Resposta:       ___________________________________________

Pergunta 7.    (a) Em quantos reinos foi o Império Romano dividido no inicio? (ver seções 19 e  20)
Resposta:       ___________________________________________
                        (b) Cite alguns deles (ver seção 19)
Resposta:       ___________________________________________
Pergunta 8.    Dê os nomes dos diversos monarcas que tentaram estabelecer um quinto império universal na Europa  (ver seção 21)
Resposta:       ____________________________________________

Pergunta 9.    (a) que meios pacíficos foram utilizados num esforço de unir as nações da Europa?  (ver seção 22)
Resposta:       __________________________________________
                        (b) Foram essas tentativas bem sucedidas?  (ver seções 22 e 23)
Resposta:       __________________________________________
Pergunta 10.  Que sete palavras proféticas das Escrituras nos asseguram nenhum ditador moderno jamais poderá unir os fragmentos da Europa num quinto império universal (ver seção 23)
Resposta:       __________________________________________
Pergunta 11.  Que reino universal brevemente se estabelecerá sobre a Terra? (ver seções 24 e  25)
Resposta:       _________________________________________
Pergunta 12.  Ao observarmos a condição do mundo hoje, que evidência eles nos traz? (ver seção 26)
Resposta:       ________________________________________
Pergunta:       Se você tem algumas observações ou perguntas sobre esta lição, por favor registre as mesmas aqui
_________________________________________________________
Preenchido por:
Nome: _____________________________________________
Endereço:___________________________________________
CEP:_____________Cidade____________ Estado__________

SHALOM...

No hay comentarios:

Publicar un comentario